Contabilidade

Assinatura digital: entenda a praticidade e segurança

Em um mundo cada vez mais tecnológico, a forma como validamos documentos também evolui. Esqueça a caneta e o papel: a assinatura digital surge como uma ferramenta essencial, transformando a maneira como empresas e indivíduos autenticam seus acordos e transações. 

Mas o que exatamente é a assinatura digital e quais são os seus benefícios?

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é um mecanismo criptográfico que garante a autenticidade, integridade e irretratabilidade de um documento eletrônico. 

Diferente de uma assinatura escaneada ou de uma imagem colada no documento, ela não é apenas uma representação gráfica. Trata-se de um conjunto de dados eletrônicos vinculados ao documento, que só pode ser gerado por meio de um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Pense nela como um carimbo eletrônico único e intransferível. Quando você assina um documento digitalmente, está utilizando uma chave criptográfica privada, que valida sua identidade e “lacra” o documento, impedindo alterações posteriores. É como se cada bit de informação estivesse protegido por um selo de segurança invisível, mas rastreável.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Quais os benefícios da assinatura digital?

A adoção da assinatura digital traz uma série de vantagens que impactam diretamente a produtividade, a segurança e a sustentabilidade de empresas e cidadãos:

1. Agilidade e Eficiência:

Com a assinatura digital, o tempo de trâmite de documentos é drasticamente reduzido. Contratos, propostas e outros papéis podem ser assinados em questão de segundos, de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de impressão, deslocamento ou envio de motoboys. Isso acelera processos, otimiza fluxos de trabalho e libera recursos para atividades mais estratégicas.

2. Segurança Jurídica:

As assinaturas digitais emitidas por certificados ICP-Brasil têm o mesmo valor jurídico de uma assinatura física reconhecida em cartório. Isso significa que a autenticidade do signatário é comprovada e a integridade do documento é garantida, dificultando fraudes e contestações. 

A tecnologia criptográfica por trás da assinatura digital assegura que qualquer alteração no documento após a assinatura seja detectada, invalidando-o.

3. Redução de Custos:

Menos impressão significa menos papel, tinta e manutenção de impressoras. Além disso, há uma economia significativa com logística de documentos (correios, motoboys), armazenamento físico e até mesmo com o tempo gasto na gestão de papéis. A digitalização de processos impacta diretamente o caixa das empresas.

Leia também:

4. Sustentabilidade:

Ao eliminar a necessidade de impressão, a assinatura digital contribui para a redução do consumo de papel e outros recursos naturais, diminuindo o impacto ambiental. É uma forma simples e eficaz de empresas e indivíduos contribuírem para um futuro mais verde.

5. Rastreabilidade e Organização:

Documentos assinados digitalmente são facilmente armazenados em nuvem, organizados e acessados, com um histórico claro de quem assinou, quando e onde. Isso facilita auditorias, buscas e o gerenciamento de arquivos, eliminando a bagunça dos armários cheios de papel.

6. Acessibilidade:

A possibilidade de assinar documentos de qualquer dispositivo conectado à internet (computador, tablet, smartphone) democratiza o acesso e facilita a realização de negócios para pessoas em diferentes localidades ou com mobilidade reduzida.

Em todo o Brasil, a adoção da assinatura digital não é mais uma tendência, mas uma necessidade para quem busca modernizar suas operações, garantir segurança jurídica e colher os frutos da eficiência no ambiente digital. 

Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

Curso de Recuperação do Simples Nacional

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

15 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

19 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

20 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

20 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

21 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

22 horas ago