Com a chegada dos dias carnavalescos, a obtenção e apresentação de atestados médicos falsos, pelos foliões, representam uma prática delicada e problemática, com implicações severas não só do ponto de vista legal, mas também moral.
Fraudar atestados médicos não apenas compromete a relação de confiança com o empregador, mas também viola padrões éticos fundamentais. É crucial agir de maneira ética e responsável no ambiente profissional, para evitar uma demissão.
Demissão por justa causa: ao ser descoberto pelo empregador, apresentar um atestado médico falso pode levar à demissão por justa causa. Esse ato é considerado uma falta grave, podendo inviabilizar o vínculo empregatício.
Leia também: CLT: Atestado Médico Falso Faz Mulher Parar Na Delegacia
Crime de falsidade ideológica: além das consequências no âmbito trabalhista, a apresentação de atestados médicos falsos configura um crime de falsidade ideológica perante a lei. O funcionário está sujeito a penalidades legais previstas na legislação penal.
Então folião, cuidado! Aquela cefaleia pode virar, de verdade, uma grande dor de cabeça!
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…