Foto: Marcello Casal Jr
É preciso estar atento para não cair em um golpe ao realizar a Prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto porque, bandidos estão utilizando o aplicativo WhatsApp para aplicar fraudes, sendo que a Prova de Vida só é possível digitalmente através da plataforma do Governo Federal.
Este cenário se fez possível, a partir dos avanços na comunicação dos serviços públicos, bem como o app “Meu INSS”. Sendo assim, os golpistas se aproveitam desta situação para confundir o segurado. Além disso, pelo fato do aplicativo ser muito utilizado entre os brasileiros fica mais fácil de aplicar o golpe.
Para evitar que suas informações caiam em mãos erradas, é necessário entender o modus operandi dos golpistas, ou seja, como o golpe funciona.
Neste sentido, o público alvo deste tipo de fraude, são aposentados e pensionistas do INSS. Desta forma, primeiramente os bandidos, enviam uma mensagem ao segurado dizendo, que em decorrência da pandemia da covid-19, a Prova de Vida poderá ser feita diretamente pelo WhatsApp e que eles irão lhe auxiliar nesse processo. A partir disso, eles começam a solicitar dados da vítima, bem como, fotos de documentos e do rosto, senhas, além de outras informações de cunho pessoal.
Entendido isso, caso alguém lhe envie alguma mensagem deste tipo no WhatsApp, esteja atento que é um golpe. Apenas ignore e bloqueie o contato.
Uma vez que as informações estão em posse do golpista, ele poderá realizar diversos procedimentos em nome do segurado, como solicitar cartões de crédito, abrir contas, pedir empréstimos, etc.
Assim sendo, é de suma importância estar ciente para quem você está enviando suas informações pessoais
Com o intuito de também garantir sua segurança, é importante saber onde pode-se realizar sua prova de vida. Como introduzido, todas as informações em relação a este processo são de meios de comunicação oriundos do governo.
Assim sendo, a prova de vida pode ser feita da seguinte forma:
Importante: Só é possível realizar este procedimento digitalmente, caso o segurado já possua a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) digital, ou tenha já tenha feito o recadastramento do Título de Eleitor.
Assim sendo, você pode enviar dúvidas pelo aplicativo “Meu INSS”, ligando 135 ou por e-mail. Além disso, o segurado pode receber notificações do INSS pelos mesmos meios de comunicação. Vale ressaltar que nenhum deles irá lhe enviar uma mensagem solicitando informações pessoais.
Conteúdo por Lucas Machado
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…