Atenção! Saiba quando você receberá a restituição do IR 2025 / Imagem canva pro / editado por Jornal Contábil
Contribuintes que já realizaram a declaração anual do Imposto de Renda podem ter valores a serem restituídos pela Receita Federal nos próximos meses.
O calendário de pagamentos vai começar no dia 30 de maio e segue até 30 de setembro. Em 2024, o valor médio da restituição foi de R$ 1.482 e 22,6 milhões de pessoas receberam algum valor.
Os lotes da restituição do Imposto de Renda seguem por prioridade de idade, sendo a primeira para idosos com mais de 80 anos, seguidos de contribuintes entre 60 e 79 anos.
A ordem de prioridades segue com pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. Por fim, os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber o valor via Pix.
Para o Imposto de Renda 2025 (ano-base 2024), a obrigatoriedade de envio da declaração recai sobre contribuintes que se enquadram em pelo menos uma das seguintes situações:
Leia também:
A Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-calendário 2024, começou no dia 17 de março e segue até às 23h59 do dia 30 de maio.
Leia também: Qual é a diferença de dependente e de alimentando na declaração de Imposto de Renda?
Pelo computador, o download pode ser realizado por meio do site da Receita Federal. Nos celulares, houve uma mudança em 2025.
O aplicativo Meu Imposto de Renda não está mais disponível para ser baixado, portanto, os que desejarem fazer a declaração por dispositivos móveis terão que baixar o aplicativo da Receita Federal.
O atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda pode acarretar em penalidades, que variam de um valor mínimo de 165,74 reais até o valor máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.
Se o contribuinte tiver direito à restituição, o valor da multa será deduzido do montante a ser restituído.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…