Contabilidade

Atenção! Veja as empresas dispensadas de enviar a ECD 2025

A Escrituração Contábil Digital (ECD), que substitui o antigo livro diário em papel, deve ser entregue até o dia 28 de junho. Este documento digital é essencial para as empresas enviarem seus livros contábeis, como o Livro Diário, Livro Razão e balancetes, para fins fiscais e previdenciários, simplificando as rotinas contábeis.

A ECD faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), uma iniciativa do governo brasileiro para digitalizar e unificar o envio de informações fiscais e contábeis. Seu principal objetivo é simplificar as rotinas contábeis das empresas, tornando o processo mais eficiente e transparente.

Seu prazo de entrega ocorre até o fim deste mês de junho. Todavia, sem todas as empresas necessitam enviar. Veja mais detalhes a seguir.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Quem está dispensado da transmissão da ECD?

Nem todas as empresas são obrigadas a entregar a ECD. As seguintes categorias estão dispensadas:

  • Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) registradas pelo Simples Nacional: A menos que a legislação determine o contrário em casos específicos, essas empresas não precisam enviar a ECD.
  • Órgãos públicos, autarquias e fundações públicas.
  • Pessoas jurídicas inativas: Consideram-se inativas aquelas que não realizaram qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira (incluindo aplicações no mercado financeiro ou de capitais) durante todo o ano-calendário.
  • Pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Presumido: Se mantiveram um livro Caixa com toda a movimentação financeira (incluindo bancária) durante o ano-calendário. A exceção são as que distribuíram lucros ou dividendos sem incidência de IRRF em valor superior à base de cálculo do imposto de renda, já diminuída dos impostos e contribuições devidas.

Leia também:

Quem precisa transmitir a ECD?

De acordo com a Receita Federal, as principais categorias que devem entregar a ECD são:

  • Empresas sujeitas ao Lucro Real: Inclui grandes empresas, instituições financeiras, empresas que optam voluntariamente pelo Lucro Real e aquelas que ultrapassaram o limite de faturamento estabelecido pela Receita Federal.
  • Sociedades empresárias sujeitas ao Lucro Presumido ou Simples Nacional em casos específicos: Embora geralmente dispensadas, precisam entregar a ECD se houver obrigações contábeis específicas, como ser matriz de um grupo empresarial ou ter sócio estrangeiro.
  • Entidades sem fins lucrativos: Associações, fundações, organizações religiosas, partidos políticos, sindicatos e outras entidades sem fins lucrativos, exceto aquelas que optaram pelo Simples Nacional.
  • Empresas com obrigatoriedade determinada por decisão judicial: Em algumas situações, a entrega da ECD pode ser exigida por uma decisão judicial específica, mesmo que a empresa não se enquadre nas categorias acima.

Por fim, é fundamental lembrar que a obrigatoriedade e as regras para a entrega da ECD podem mudar. Contar com o auxílio de um contador ou profissional especializado é essencial para garantir o cumprimento correto das obrigações contábeis e fiscais, incluindo a entrega da ECD.

Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional

Curso de Recuperação do Simples Nacional

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

3 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

5 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

6 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

7 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

7 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

9 horas ago