Atividade econômica dos pequenos negócios desacelera em agosto, aponta Índice SumUp do Microempreendedor / Imagem: Freepik
A SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, acaba de divulgar o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) referente a agosto, com a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos negócios brasileiros. O indicador atingiu 100,18 pontos, resultado que representa uma queda de 1,45% em relação a julho e de 9,97% na comparação com agosto de 2024.
“A retração do ISM entre julho e agosto está ligada a fatores sazonais, pois agosto tradicionalmente apresenta menor dinamismo após o impulso das férias escolares do mês anterior. Já a queda em comparação ao ano passado pode ser atribuída aos juros mais altos de 2025, que restringem o crédito e o consumo e influenciam negativamente às empresas”, diz Lilian Parola, economista e diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para América Latina.
Recorte por unidades federativas
O ISM do estado de São Paulo atingiu 99,81 pontos em agosto. Essa marca representa um sutil aumento de 0,53% em relação a julho e queda de 8,17% no índice em comparação ao resultado de agosto de 2024.
No Rio de Janeiro, o ISM alcançou 122,87 pontos, apresentando um crescimento de 0,43% em relação a julho. No período de um ano, o ISM no estado cresceu 13,08% quando comparado a agosto de 2024.
O ISM de Minas Gerais chegou a 107,66 pontos, com uma variação negativa de 0,25% em relação ao mês de julho. Apesar da leve queda mensal, na comparação com agosto de 2024 o índice avançou 6,06% no estado mineiro.
Na Bahia, o ISM chegou a 123,13 pontos. Em relação a julho, o índice subiu 1,46%, enquanto em comparação a agosto de 2024 houve um crescimento expressivo de 26,70%.
O ISM do Ceará atingiu 141,40 pontos, um crescimento de 2,18% em relação a julho. No período de um ano, o estado cearense registrou um crescimento significativo de 29,93% em relação a agosto do ano anterior.
Sobre o ISM
O ISM é calculado a partir de um método econométrico que considera fatores como sazonalidade, diferenças demográficas do país e participação de cada estado no PIB, assim como o volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp. O índice avalia o comportamento dos empreendedores atendidos pela empresa, mas a ampla distribuição geográfica destes clientes permite a mensuração da atividade econômica dos micro e pequenos empreendedores do Brasil como um todo.
A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da fintech para o país, com o intuito de ampliar o acesso às informações sobre a economia brasileira da base da pirâmide.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos. Há 13 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina.
No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…