Auditoria Governamental: Entenda sua importância

O Governo Federal utiliza a Auditoria Governamental como uma ferramenta de controle e transparência, que se faz muito eficiente dentro das repartições públicas federais.

Essa utilização é prevista e regulamentada na Lei nº 10.180, de 06 de fevereiro de 2001, no seu art. 21.

Vejamos: O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal compreende as atividades de avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual, da execução dos programas de governo e dos orçamentos da União e de avaliação da gestão dos administradores públicos federais, utilizando como instrumentos a auditoria e a fiscalização.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) colocou em audiência pública, no dia 18 de junho, uma minuta cuja finalidade é a emissão de uma norma para recepcionar as Normas de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (International Standards on Auditing – ISAs) como Normas de Auditoria do Setor Público.

A finalidade do CFC é instituir um grupo de estudos (GE) para a regularização das Normas de Auditoria independente de informação Contábil Histórica na estrutura das normas brasileiras de Contabilidade de Auditoria Governamental.

A auditoria na área governamental não é uma novidade, porém, ações nesse sentido ainda são tímidas.

Só ouvimos falar em auditorias investigativas no setor privado o que deveria ser o contrário.

Auditoria Aplicável ao Setor Público

A implementação da auditoria independente é indispensável para melhorar a transparência no processo de prestação de contas, pois o governo brasileiro já aderiu as Normas Internacionais Aplicadas ao Setor Público IPSAS, o segundo passo importante será a adesão as boas práticas de auditoria.

Está trará maior confiabilidade das transações governamentais e confiabilidade do Governo perante outros países.

Em pronunciamento de junho de 2002, o Public Audit Forum, que reúne todos os órgãos de controlo público do Reino Unido, refere que o “público espera daqueles que gerem os dinheiros públicos a maior transparência na prestação de contas.

Os primeiros responsáveis para assegurar que os dinheiros públicos são geridos com integridade são o Governo, os membros eleitos, gestores e funcionários”.

Desta forma, podemos entender que a implementação de auditoria independente na área governamental representa um elo fundamental nesta cadeia de credibilidade, pois a auditoria pode ser traduzida como instrumento eficaz na prevenção e identificação de irregularidades financeiras, quer seja na identificação da corrupção dos agentes quer por simples negligência no prosseguimento de procedimentos que assegurem que o dinheiro público é gasto de forma adequada.

A auditoria é uma das áreas da Contabilidade de maior importância e credibilidade, pois é imprescindível à gestão privada, e sua implementação na área governamental trará maior credibilidade a gestão pública.

DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Claudia Vasconcellos Silva, Professora de Contabilidade aplicada ao Setor Público no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Wesley Carrijo

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

5 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

7 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

8 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

8 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

9 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

11 horas ago