Designed by @snowing / freepik
É cada vez mais necessário a adoção de medidas preventivas nas empresas. O objetivo dessa prática é fomentar uma atuação organizacional responsável, além de adequar-se às normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.
Essas medidas também ajudam na diminuição do passivo trabalhista, e até mesmo, a eliminar as adversidades mais constantes no ambiente de trabalho.
Assim como os planejamentos empresarial, societário e tributário, o planejamento trabalhista é primordial para o auxílio na gestão empresarial estratégica.
Inicialmente, dentro desse planejamento, é importante realizar a Auditoria Trabalhista, onde, de modo personalizado e de acordo com a realidade de cada empresa, ocorrem as seguintes etapas:
Após a análise dos riscos existentes, por meio da Auditoria Trabalhista, será implementado um programa de Compliance, a fim de prevenir e corrigir as inconformidades atuais.
Assim como, implementar e orientar a aplicação de um código de conduta, além de canais de denúncia anônima (para investigação e aplicação de sanção, se necessárias).
É de se considerar que o descuido corporativo em não adotar práticas preventivas ocasiona ambientes negativos e improdutivos.
Ainda é possível observar descontentamento de empregados, risco de autuações administrativas, ações trabalhistas e até mesmo acidentes de trabalho.
Realizar uma Auditoria Trabalhista e um planejamento trabalhista adequado é menos oneroso a longo prazo, pois reduz custos (tais como multas administrativas e ações judiciais); proporciona um ciclo de existência empresarial saudável – ante alinhamento preventivo de acordo com as regras legais; fortalece, expande e protege o patrimônio; aproxima a empresa dos empregados, os tornando mais engajados a demonstrar a função social da empresa para terceiros.
Além disso, há uma adaptação ao mercado, atraindo investimentos e efetivando parcerias estratégicas.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: Imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
O nosso parceiro Viver de Contabilidade criou um programa completo que ensina tudo que um contador precisa saber no dia a dia, Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa da Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Janaina Lima de Souza – OAB/PR 83.219 – Advogada trabalhista no escritório Motta Santos & Vicentini Advogados Associados.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025