Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para quem recebe o Auxílio Brasil se recadastrar. Antes o prazo terminaria no dia 14 de outubro, mas foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania até o dia 11 de novembro para realização da atualização de dados. Quem não atualizar as informações no Cadastro Único (CadÚnico) corre o risco de ter o benefício suspenso. Até setembro, 263 mil famílias não haviam atualizado as informações em todo país.
Lembrando que o CadÚnico é a porta de entrada para benefícios como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, vale-gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso, Programa Casa Verde e Amarela, Programa Bolsa Verde e Amarela.
Quem recebe benefícios do Governo Federal, deve a cada dois anos, fazer a atualização de seus dados no Cadastro Único. Por exemplo, quem fizer a atualização em 2022, deverá novamente em 2024 fazer novo recadastramento.
O beneficiário pode fazer consultas para saber tudo sobre seus dados e se eles estão corretos. Tendo alguma alteração em algum dado, você precisará comparecer no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade ou ir a um posto de atendimento para passar por nova entrevista.
O Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.
Em março de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, um novo canal que possibilita o pré-cadastro para aqueles que não estão cadastrados e desejam se cadastrar. É uma etapa inicial para sua família ser incluída no Cadastro Único, mas será necessário comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único no seu município no prazo de 240 dias para confirmar e complementar os dados da família.
Além do CadÚnico, o beneficiário também pode ligar para o telefone 0800 707 2003. A ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h durante os finais de semana e feriados.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…