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O Auxílio Brasil foi uma tábua de salvação para muita gente, no entanto, muitas famílias foram surpreendidas pelo bloqueio do pagamento. De acordo com o Ministério da Cidadania, essas pessoas perderam o direito de receber o benefício em janeiro por informações inconsistentes no cadastro.
Em janeiro o governo ampliou a folha de pagamento incluindo mais de 3 milhões de novas famílias no Auxílio Brasil. Foi uma forma que o governo encontrou de zerar a fila de espera e conceder o benefício para as pessoas que já estavam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que estavam dentro dos padrões exigidos para ter direito de receber o dinheiro.
Se você foi beneficiado, fique atento, para não ter problemas no futuro e deixar de ter direito ao benefício. Por isso, você deve estar sempre cumprindo os requisitos exigidos pelo Ministério da Cidadania:
É necessário para ter direito ao benefício ter na família gestantes. Elas precisam comparecer às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam);
Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos.
Quando você tem seu pagamento bloqueado pelo governo, não terá direito de contestar. Sendo assim, será preciso o responsável familiar buscar informações sobre o que levou o seu benefício ser interrompido. Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nas prefeituras locais, para ter uma orientação.
Na maioria das situações, quando a pessoa tem o benefício bloqueado, é necessário comparecer ao posto do Cadúnico apresentando documento CPF ou título de eleitor e pelo menos um documento de cada integrante da família, de preferência CPF, para pedir o retorno ao programa social.
Muitas famílias têm recebido uma mensagem quando vão consultar o Auxílio Brasil, que diz “Benefício bloqueado para crédito do benefício em sua conta”. Mas este aviso não é tão alarmante quanto parece.
O aviso é para informar que a parcela do Auxílio Brasil está bloqueada até a data determinada para que possa ser realizado o saque. Por exemplo, se você tem o final de NIS 0, o valor do pagamento vai estar bloqueado até o dia 31 de janeiro, quando o valor será liberado para você sacar.
Em algumas situações, o bloqueio tem acontecido para ser realizada a migração da parcela do benefício da Plataforma Social para a Plataforma Bancária antes do início do pagamento.
Por isso, não se preocupe, neste caso, o benefício está liberado e será enviado para a conta poupança digital ou conta Caixa Fácil na data prevista para o pagamento do benefício.
Então fique atento, para não ter o benefício bloqueado, é preciso estar cumprindo estas exigências: A família deve estar inscrita no Cadastro Único e se enquadrar nas faixas de renda de extrema pobreza (renda familiar por pessoa de até R$ 105) ou pobreza (renda per capita mensal entre R$ 105,07 e R$ 210).
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