O Projeto de Lei 2.099/20, em trâmite no Congresso Nacional desde o mês de novembro de 2020, estabelece a criação de um auxílio permanente no valor de R$ 1.200 para mães solteiras chefes de família.
No caso do auxílio permanente, a proposta foi elaborada pelo deputado federal Assis Carvalho (PT – PI), que justifica a sua disponibilização devido às dificuldades das mães solteiras em cuidar da casa, dos filhos e ainda conseguir uma colocação no mercado de trabalho.
Dessa forma, sendo um dos principais benefícios que as mães chefes de família aguardam aprovação, a proposta ainda se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando aprovação de Comissões respectivas ao tema.
Contudo, mesmo estando em tramitação, muitas pessoas buscam informações se já é possível realizar algum tipo de cadastro para entrar em uma “fila de espera” caso o benefício seja liberado. Essa é uma dúvida muito comum das mães que podem vir a se beneficiar com a proposta, e é justamente sobre isso que falaremos agora!
Indo direto ao ponto, não! Ainda não é possível se inscrever no Auxílio Permanente de R$ 1.200 para mães solteiras. Isso porque a inscrição só poderá ser viabilizada após a aprovação da proposta.
Nem mesmo uma possível fila de espera está disponível para cadastro, afinal, não existe possibilidade de criar uma fila de espera para um benefício que nem ao menos foi aprovado.
Contudo, apesar de não termos uma liberação da inscrição ao programa, o benefício já possui seus critérios definidos, aos quais veremos a seguir.
Conforme o Projeto de Lei, os requisitos para receber o dinheiro através do Auxílio Permanente são:
O processo de candidatura pode ser feito presencialmente, em um centro de assistência social do seu município. Para isso, no entanto, é preciso cumprir as seguintes regras:
Vale lembrar que a inscrição não garantirá acesso ao Auxílio Permanente, tendo em vista que o mesmo nem ao menos foi aprovado, contudo, a inscrição ao Cadastro Único poderá permitir o acesso a diversos outros programas assistenciais, como o Auxílio Brasil, Vale Gás Nacional, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…