Connect with us

Chamadas

Auxílio-doença: INSS amplia atendimento para solicitações via Correios

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram uma parceria com os Correios. O objetivo é que os segurados do instituto possam dar entrada no requerimento de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio do Atestmed no Balcão Cidadão em 2,6 mil agências próprias da instituição em todo o país.

O objetivo é que a parceria chegue a todas as unidades da estatal, que vão se somar às 1,6 mil do INSS que já ofertam o serviço, além do Meu INSS (aplicativo ou site) e Central 135.

A parceria visa dar mais agilidade às concessões de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento. Os auxílios são concedidos com base em incapacidade relacionadas a acidentes, exigindo apenas a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

O que é Atestmed

O Atestmed é um sistema virtual implementado em 2020 e mantido no pós-pandemia que permite a simplificação do auxílio-doença por meio de análise documental, sem necessidade de perícia médica.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, reforçou que a medida visa atender a população que precisava se deslocar por grandes distâncias. “Vamos buscar todos os brasileiros que têm necessidade e que têm direito de ser atendidos. Não podemos fazer ganho fiscal com os pobres. Vamos fazer o contrário, ampliar o benefício a quem tem direito”, disse ele.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, frisou que a medida visa permitir que os segurados tenham acesso ao serviço sem precisarem recorrer aos chamados atravessadores.

Por sua vez, o presidente do Correios, Fabiano Silva dos Santos, fez menção à capilaridade do órgão, que está presente em todos os municípios brasileiros.

Como funciona o Atestmed

Após um projeto-piloto realizado no primeiro semestre no Nordeste, os segurados de todo o país poderão fazer o requerimento do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. Lá, o funcionário vai digitalizar a documentação e inserir diretamente no sistema do INSS.

Outra opção é que os segurados liguem para a Central 135 e iniciem o requerimento, deixando para finalizar a solicitação nos Correios. Neste caso será dado um prazo de cinco dias para que a pessoa apresente a documentação exigida.

Um outro serviço que poderá ser realizado no Balcão Cidadão é o cumprimento de exigência para todos os requerimentos do INSS.

O cumprimento de exigência ocorre quando, durante a análise do requerimento de um benefício, são identificadas pendências documentais. Ou seja, nada mais é do que um pedido de complementação de documentos ou informações.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil