Chamadas
Auxílio-doença sem perícia, como solicitar e documentos necessários
Os trabalhadores que se tornam temporariamente incapazes de realizar suas atividades profissionais podem contar com o auxílio-doença que é atualmente o benefício mais concedido pelo INSS, mas para ter acesso é necessário passar por uma perícia médica.
Esse procedimento é muito importante para o segurado, pois é através dele que se comprava o estado de saúde para ser concedido o benefício.
No entanto em razão da pandemia do covid-19 as perícias médicas foram suspensas na modalidade presencial, e desde então o assunto foi muito discutido, para chegar a uma forma de continuar o atendimento desses segurados que não conseguiam dar andamento no processo de solicitação do seu benefício junto ao INSS, mas diante dessa situação que levou muita gente ao estresse, hoje eu trago boas notícias para vocês, pois finalmente foi aprovado o auxílio doença sem a perícia médica presencial.
Confira nosso vídeo completo!
A Lei 14.131/2021 que garante esse processo foi sancionada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro na última quarta-feira dia 31 de março, e autoriza que o INSS possa conceder o auxílio-doença e benefícios por incapacidade sem que seja necessário a realização da perícia médica presencial.
Documentos
O pedido de auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade ocorrerá mediante apresentação de atestado médico, Laudos, exames de imagens e outros documentos complementares por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
A duração máxima do benefício será de 90 dias, não sendo possível prorrogar o benefício.
Em casos onde a incapacidade persistir será necessário realizar um novo pedido do auxílio doença junto ao INSS, passando por uma nova análise para a concessão do benefício.
De acordo com o governo, o modelo deste ano é mais rigoroso que a antecipação adotada no ano passado, quando era necessário apresentar apenas um atestado médico.
Agora a análise não ficará limitada apenas a esse atestado, será necessário apresentar documentos complementares que comprovem a incapacidade temporária.

Requisitos
Sobre os requisitos para solicitar o auxílio doença, é necessário uma carência mínima de 12 meses de contribuições para solicitar esse benefício, tem os documentos que comprove a doença ou acidente que o tornou temporariamente incapaz para o seu trabalho, e no casos de funcionários, é necessário estar afastado do trabalho por mais de 15 dias.
Como solicitar
Para pedir o auxílio doença é um processo bem simples, vou te explicar agora o passo a passo:
- Primeiramente Acesse o site do Meu INSS, ou baixe o aplicativo no seu celular;
- Em seguida Faça o login informando seu CPF e senha, ou crie uma nova senha caso seja o primeiro acesso;
- Depois Selecione a opção Benefícios e em seguida a opção Auxílio-doença e logo depois a opção Novo requerimento, onde deverá ser anexado todos os documentos solicitados. Após realizar esse processo será gerado seu comprovante e por fim é só aguardar a análise do INSS.
Obrigado por assistir até aqui, não se esqueça de dar um like no vídeo, deixar seu comentário se inscrever no canal, ativar o sininho para receber as próximas notificações. Até mais!
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
INSS3 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.