Chamadas
Auxílio-doença será suspenso a partir do dia 19 para quem não fez perícia
O auxílio-doença de muitos segurados pode ser suspenso se não for realizada a perícia médica pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto porque, no dia 27 de setembro começou a ser realizado um pente-fino nos benefícios por incapacidade temporária.
Segundo o INSS foram convocados 95 mil segurados para agendar perícia médica. As informações são que até segunda-feira (8), cerca de 10 mil marcaram o exame. De acordo com o jornal Agora São Paulo, O INSS informou nesta quarta-feira (10), que os beneficiários do Auxílio-doença que ainda não agendaram a perícia médica poderão marcar o exame até o dia 19 de novembro. Após essa data o benefício será suspenso. O prazo terminaria nesta quinta-feira (11), mas o Instituto acabou dando uma chance para quem ainda não fez o procedimento.
Confira no link o edital de convocação dos segurados que precisam fazer a perícia médica. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278
De acordo com o INSS, alguns beneficiários não foram localizados pelo endereço da base de dados do Instituto, logo, não marcaram a perícia. O Instituto informou que alguns segurados que receberam a carta de notificação também não agendaram o exame.
Cerca de 170 mil pessoas começaram a receber as cartas a partir do mês de julho deste ano. As perícias tiveram início em agosto. Quem recebe tem um prazo de 30 dias para realizar o agendamento da perícia médica.
O que acontece se não for feita a perícia médica?
O beneficiário que não atender à convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.
A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar a perícia.
- Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cancelado.
- Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar a documentação médica disponível como atestados, laudos, receitas e exames.
- Quem recebe auxílio-doença e tem mais de 60 anos não está automaticamente livre de ser convocado. Nessa situação, para estar livre de ter o pagamento cortado, será preciso estar recebendo o benefício há mais de 15 anos.
Último dia
Nesta quinta-feira (11) seria o último dia para o segurado que recebe o auxílio-doença e ainda não fez o exame, agendar sua perícia médica, mas o INSS acabou adiando para o dia 19 de novembro.
O benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) é o mais visado pelo Instituto. A mira do INSS é nos que estão sendo pagos há mais de seis meses sem a realização de perícia médica.
Para marcar o exame, existem três maneiras:
Aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
Central de atendimento 135
ou pela página do INSS.
Fique Atento
Nem todos os beneficiários de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez podem ser alvo do pente-fino. E isso está definido na própria Lei 13.457/2017, que definiu as regras da revisão do INSS. Não pode perder o benefício quem tem 55 anos de idade, ou mais, e recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez há mais de 15 anos. Também fica a salvo o aposentado por invalidez com mais de 60 anos.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.