Auxílio-doença: Veja como agendar perícia e solicitar antecipação pela internet

Atenção você que é segurado do INSS e pretende solicitar o auxílio-doença, agora existem duas opções distintas no momento de requerer o benefício. São elas:

  • Realizar o agendamento da perícia médica para a concessão do benefício em uma agência do INSS que esteja realizando exames; ou
  • Optar pela antecipação do benefício pela internet.

A Portaria Conjunta de nº 62 garante direito as duas alternativas, contudo é importante destacar que a antecipação do auxílio-doença, no valor de um salário mínimo, só pode ser solicitada até o dia 31 de outubro.

Outro ponto importante a mencionar é que o requerimento do agendamento da perícia médica e o requerimento da antecipação são excludentes entre si. Mas é vale pontuar que não haverá prejuízos para o segurado que tenha solicitado a antecipação do benefício em caso de posterior agendamento da perícia.

Para finalizar, o INSS explicou ainda que “o segurado que optar pela antecipação será posteriormente notificado pelo INSS para agendamento da perícia médica destinada à concessão definitiva do benefício e pagamento da diferença devida, caso tenha direito a um valor maior do que R$ 1.045”.

Antecipação do benefício

Desde abril está sendo possível realizar a antecipação do auxílio-doença, o prazo no entanto para solicitar a antecipação vai até 31 de outubro. Porém o benefício antecipado pode ser pago até 31 de dezembro, o valor é de um salário mínimo.

Caso o segurado tenha direito a um valor superior ao salário mínimo, a diferença do benefício será paga posteriormente, sem qualquer tipo de perda.

Além do mais, através da nova portaria, todos os segurados podem optar pela antecipação, e não mais somente aqueles que residiam a pelo menos 70km de uma agência que oferece o serviço de perícia médica.

Vale lembrar que o cidadão que optar pela antecipação deverá anexar o atestado médico junto ao requerimento feito por meio do Meu INSS.

Ao enviar o atestado médico, o mesmo precisa atender as seguintes exigências:

  1. Estar legível e sem rasuras
  2. Conter assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação com registro do respectivo Conselho de Classe ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS)
  3. Ter as informações sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID)
  4. Constar o período estimado de repouso necessário.

Como vai ficar a situação de quem antecipou o benefício em 2021

O pagamento das antecipações do auxílio-doença vão ocorrer até 31 de dezembro. De acordo com a portaria 932 publicada em 17 de setembro, após esse prazo o INSS vai creditar a diferença devida acumulada.

Veja o que deve acontecer em cada situação:

  • Caso o benefício venha a ser transformado em outro tipo de pagamento do INSS, a antecipação deverá ser cancelada, e o que foi antecipado será descontado do novo valor pago;
  • Se o auxílio antecipado durante a pandemia for negado após perícia médica feita em uma agência, ele será suspenso. Neste caso, não será preciso devolver o que foi antecipado;
  • Já no caso em que o segurado volte voluntariamente ao trabalho, o INSS também vai cessar a antecipação do auxílio-doença. Pagamentos que estejam programados serão, então, bloqueados.

Importante! A Antecipação do auxílio-doença é paga conforme o tempo de afastamento indicado no atestado médico que o cidadão enviar. Se houver necessidade de prorrogação será necessário realizar o requerimento nos últimos 15 dias da antecipação já concedida.

loureiro

Recent Posts

Mesmo às vésperas da Black Friday, Natal já lidera interesse online no Brasil, aponta análise da Do Follow

Buscas mostram que, apesar de um mês inteiro de promoções da Black Friday, o Natal…

3 horas ago

Receita Federal alerta: 340 mil contribuintes correm risco de exclusão de parcelamentos

Inadimplência prolongada pode levar ao cancelamento de acordos. Receita Federal alerta e incentiva a renegociação…

4 horas ago

Aprovada aposentadoria especial para agentes de saúde. Impacto é de bilhões

Estimativa é que o custo anual das mudanças será de até R$ 17 bilhões para…

5 horas ago

O que ninguém te contou sobre o Novo Processo de Importação (NPI)

A chegada do Novo Processo de Importação (NPI) trouxe mudanças significativas para o comércio exterior…

5 horas ago

Fim da escala 6×1 pode ter transição para micro e pequenas empresas

Ministro da Secretaria-Geral afirma que a discussão sobre a redução da jornada de trabalho buscará…

6 horas ago

Reforma tributária trará nova lógica de responsabilidade compartilhada entre empresas, alerta CEO da RSM

Para o executivo, a mudança vai muito além dos tributos e inaugura uma nova era…

7 horas ago