Os dependente do trabalhador recluso precisam fazer o agendamento do serviço, cadastrando a Declaração de Cárcere/Reclusão, esse documento é feito pelas unidades prisionais, e deve ser apresentada a cada 3 meses no INSS.
É muito importante que essa declaração seja apresentada para evitar a suspensão do pagamento do benefício.
Nos casos em que o segurado é posto em liberdade, fuja da prisão, ou passe acumprir pena em regime aberto o benefício é encerrado.
Para o cônjuge que recebia pensão alimentícia, o cônjuge divorciado ou separado judicialmente a duração será apenas de de 4 meses a contar da data da prisão nos seguintes casos:
Porém se a prisão ocorreu após as 18 contribuições mensais pelo segurado e após pelo menos dois anos o início do casamento ou união estável, A duração do benefício vai variar conforme a idade e o tipo de beneficiário.
Confira tabela abaixo, retirada do site do INSS:
Para filhos e equiparados: o benefício terá duração até os 21 anos de idade, salvo se for inválido ou com deficiência. Nos casos em que houver emancipação haverá a cessação do benefício.
– Para cônjuge ou companheira: comprovar casamento ou união estável na data em que o segurado foi preso.
– Para filhos e equiparados: possuir menos de 21 anos de idade, se for inválido ou com deficiência não há limite de idade;
– Para os pais: comprovar dependência econômica;
– Para os irmãos: comprovar dependência econômica e idade inferior a 21 anos de idade, se for inválido ou com deficiência não há limite de idade;
Para solicitar o benefício ou para mais informações acesse o site do INSS.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo por Carneiro Menezes Advogados
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025