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Avaliação de Haddad e Lula pioram no Mercado Financeiro, mostra Genial/Quaest 

Autor: Ricardo de Freitas

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A avaliação do trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a expectativa para a economia brasileira pioraram em setembro na opinião do mercado financeiro, mostrou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil – Fernando Haddad

Os que avaliam o trabalho do ministro da Fazenda como positivo somaram 46% em setembro, ante os 65% de julho, enquanto os que veem a atuação de Haddad como negativa aumentaram para 23%, frente a 11%. Já a avaliação regular sobre o trabalho do ministro subiu para 31%, contra 24%.

Em relação à taxa Selic definida nesta quarta-feira (20), na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), 80% apostam em 12,75%, enquanto 10% apostam que ficará abaixo de 12,75% e 10% acima.

Sobre expectativa em relação à economia nos próximos 12 meses, a parcela que acredita que irá piorar subiu de 21% em julho para 34% em setembro, enquanto melhorar caiu de 53% para 36% e ficar do mesmo jeito subiu de 26% para 30% das respostas. A parcela que acredita que a política econômica está indo na direção errada subiu para 72% neste mês, contra 53% em julho.

Já os que acreditam na direção da política econômica caiu para 28%, de 47% na pesquisa anterior.

Presidente Lula 2023 – Imagem: divulgação

Governo Lula

Em relação ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a avaliação negativa aumentou para 47% em setembro, de 44% em julho, enquanto a positiva caiu para 12% dos entrevistados, de 20% em julho. A avaliação regular subiu para 41%, de 36%.

O principal problema que dificulta a melhora da economia hoje apontado pelos entrevistados foi “a falta de uma política fiscal que funcione” (57%), seguido por “interesses eleitorais” (22%), “baixa escolaridade e produtividade da população (22%) e “alta de juros” (6%).

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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