Balanço positivo! Mais de 5 mil pessoas já foram encaminhadas para o Atestmed

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aguardam a análise de pedidos de benefício por incapacidade temporária desde segunda-feira estão recebendo chamadas do número (11) 2135 0135 para substituir a perícia pela avaliação documental.

Balanço

Até agora, o balanço é favorável: das 55.551 tentativas de contato feitas nos três primeiros dias, 14.055 pessoas atenderam a ligação. Dessas, 5.883 foram encaminhadas para o Atestmed.

Das 627 mil pessoas que aguardam por uma avaliação médica, 480 mil são elegíveis para o Atestmed. Cerca de 300 operadores da Central 135 estão se concentrando nesse grupo.

Cada atendente faz ligações para 60 pessoas diariamente, ou seja, 18 mil pessoas por dia são convidadas a utilizar o Atestmed por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

As chamadas são realizadas de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h. A Central 135 está operando das 7h às 22h (horário de Brasília).

O presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, expressou satisfação com os números da primeira semana, que indicam uma mudança positiva no comportamento dos segurados, tornando-os mais receptivos. Ele espera que esses números continuem a aumentar nos próximos dias.

É importante ressaltar que o INSS não solicita fotos nem informações pessoais, como números de documentos, fotos para biometria facial, números de contas bancárias ou senhas bancárias por meio de telefonemas.

A instituição entra em contato apenas para fins específicos, como agendamento de atendimento, remarcação de consultas e informações sobre pedidos, sendo sempre o INSS quem fornece os dados.

Se receber uma chamada solicitando essas informações, é aconselhável desligar imediatamente.

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Atestmed

A Central 135 oferece uma ampla gama de serviços, incluindo inscrição na Previdência Social, solicitação de benefícios, agendamento de atendimentos em agências, consulta de resultados de perícia médica, informações sobre datas de pagamento de benefícios, recebimento de denúncias anônimas e orientações sobre os benefícios da Previdência Social.

Esta central de atendimento conta com três polos de atendimento e uma equipe de 6 mil funcionários. Em 2022, atendeu mais de 40 milhões de pessoas.

O horário de atendimento é das 7h às 22h (horário de Brasília) de segunda a sábado. No entanto, o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

O prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Se o benefício for negado, o segurado tem um prazo de 15 dias para fazer um novo requerimento. A documentação necessária deve ser enviada pelos canais remotos de atendimento, como o Meu INSS (por meio do aplicativo ou site) e a Central de Atendimento 135. O requerimento feito pela central ficará pendente até que os documentos sejam anexados.

Quando não for possível conceder o benefício por meio da análise documental devido ao não cumprimento dos requisitos ou quando o período de repouso necessário for superior a 180 dias, o segurado pode agendar uma perícia médica presencial. Vale ressaltar que o requerimento de prorrogação do benefício não pode ser feito por análise documental.

Além disso, benefícios que dependem de perícias médicas externas, como domiciliares ou hospitalares, e aqueles decorrentes de decisões judiciais também podem ser concedidos por meio da análise documental.

Leia Também: Qual O Prazo Máximo Para Concessão Do Benefício Por Meio Do Atestmed?

Documentação

A documentação médica ou odontológica apresentada pelo segurado:

  • deve ser legível,
  • sem rasuras
  • incluir informações como:
    • nome completo do segurado
    • data de emissão do documento (não superior a 90 dias da data do requerimento),
    • diagnóstico detalhado ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID),
    • assinatura e identificação do profissional emitente com nome e registro no conselho de classe ou carimbo, data de início do afastamento ou repouso, e prazo estimado necessário para o repouso.
Esther Vasconcelos

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