Chamadas
Banco Central: acesso ao Registrado mudará a partir do ano que vem
Os brasileiros que realizam consultas de dados financeiros pelo Banco Central (BC), devem ficar atentos, o Registrado mudará de acesso, o sistema passará a ser acessado apenas pelo Portal Gov.br. A mudança acontecerá a partir de 1º de fevereiro de 2023.
A informação foi divulgada por meio de uma nota publicada pelo BC na segunda-feira (14). Segundo a instituição, o acesso só será alterado em fevereiro para permitir que os cidadãos que ainda não abriram uma conta no Portal Gov.br possam criar o login.
Você poderá criar sua conta no portal gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. O login permite o acesso ao portal, tanto por computador quanto por dispositivos móveis.
Leia Também: Mercado de trabalho em 2023: entenda os principais desafios para os profissionais contábeis
De acordo com a Agência Brasil, o Banco Central informou que a maioria dos usuários prefere usar a conta.gov.br para acessar os serviços do órgão oferecidos no portal único, mesmo quando existem outras opções. O login único foi usado em 97% dos acessos ao Fale Conosco, em 94% para o Protocolo Digital e 82% no caso do Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.
O cidadão pode consultar informações gratuitas sobre dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio, por meio do Registrado. Ainda é possível, por exemplo, verificar se o CPF foi usado por terceiros.
Criar sua conta gov.br
Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), podem criar uma conta gov.br
Leia Também: Estou desempregado, sou obrigado a pagar a pensão alimentícia?
Para criar a conta pelo aplicativo (disponível para Android e iOS), clique no botão “Entrar com gov.br”. Já pelo site, clique no botão “Criar conta gov.br”, em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital.
Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos. Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro.
Você poderá aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS