Destaques
Banco Central deverá reduzir a taxa Selic em 0,50 p.p
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira, 12 de dezembro, para decidir sobre a taxa Selic.
De acordo com apontamentos do Paraná Banco Investimentos, a taxa fechará o ano com mais uma redução de 0,50 p.p., passando para 11,75%.
Segundo Pedro Oliveira, tesoureiro do Paraná Banco Investimentos, o comitê deve destacar a melhora no cenário internacional, principalmente pelas taxas de juros de longo prazo nos Estados Unidos terem recuado significativamente.
“O mundo parece estar passando por um processo desinflacionário chamado pelo mercado de “pouso suave”, ou “soft landing” em inglês, onde os Bancos Centrais conseguem controlar a inflação subindo os juros, porém sem causar uma recessão. Se esta tese se confirmar, o cenário para países emergentes melhora muito, pois o apetite de risco aumenta e beneficia países como o Brasil na alocação de investimentos. Este cenário pode permitir com que a Selic terminal fique entre 9% e 10%”, explicou.
No Brasil
Internamente o cenário também melhorou. O PIB do terceiro trimestre surpreendeu positivamente, onde era esperado uma queda de 0,1% e houve uma estabilidade do crescimento (0%), mostrando que a economia, mesmo com a queda na inflação e alta de juros, se mostra resiliente.
Leia também: Redução Da Selic Barateia Pouco Crédito E Prestações
Isso deve levar o Banco Central a manter cortes de 0,50 p.p. nas próximas reuniões.
IPCA
Sobre o IPCA, Oliveira explica que deve fechar o ano no teto da meta do Banco Central, sendo de 4,75%. A inflação no Brasil e no mundo tem se mostrado benigna, ou seja, vários itens no índice têm mostrado desaceleração.
O preço das commodities caiu significativamente desde a última reunião do Copom, principalmente o preço do petróleo, devendo auxiliar a inflação nos próximos meses. Prevemos inflação em 4,70% em 2023 e 3,90% em 2024.
Leia também: 5 Dicas Para PMEs Conseguirem Crédito Com A Queda Da Selic
Em relação ao câmbio, o dólar deve terminar o ano de 2023 em torno de R$ 4,90, sobretudo, pela mudança positiva do cenário externo, que pode atrair investimentos aos países emergentes, como o Brasil.
Para os investidores, Oliveira diz que a renda fixa ainda é a melhor opção, porém recomendam-se os papéis pós-fixados neste cenário de incerteza quanto à taxa Selic terminal, valendo tanto para ativos de curto prazo quanto para de longo prazo.
-
Contabilidade6 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional6 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária6 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios6 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep