Categories: CearáChamadasSaúde

Banco de leite do HGF necessita de doações para recém-nascidos no Ceará

Com estoque reduzido devido aos eventos de fim e início de ano, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), necessita de doações para recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

As captações do alimento reduzem em cerca de 30% no período que compreende férias, Natal, Ano Novo e Carnaval na unidade gerida pela Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde).

“De novembro [de 2022] até este mês de janeiro, apenas 50 litros por mês foram recolhidos. A demanda dos bebês da Utin é de cerca de 70 litros mensais”, afirma a coordenadora do BLH do HGF, Virgínia Carvalho. “A maioria das pessoas doadoras viajam neste período, estão de férias, e isso reflete na diminuição da oferta de leite para os nossos bebês da UTI Neonatal, que tanto esperam por essa solidariedade”, explica a enfermeira.

Fundamental para ampliar as chances de recuperação de recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso, o início precoce do aleitamento, dentro de uma hora após o nascimento, protege o bebê contra infecções e reduz a mortalidade neonatal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais: Veja 5 mitos e verdades sobre a Amamentação

Toda pessoa que amamenta é uma possível doadora de leite humano, pontua Carvalho. Basta ser saudável e não tomar medicamentos contraindicados durante a lactação. Qualquer quantidade do líquido doado pode ajudar os bebês internados. A depender do peso e das condições clínicas, os pequenos podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição.

Acolhimento

O BLH do HGF tem uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e psicóloga envolvidos com a promoção do aleitamento.

Após a alta hospitalar, pacientes já saem com o primeiro retorno agendado para o Núcleo de Aleitamento, onde continuam recebendo apoio para manter a amamentação.

Na Utin, pacientes são contempladas com uma sala de ordenha funcionando 24 horas, com uma profissional de Enfermagem exclusiva para acompanhá-las e orientá-las na realização da ordenha mamária. O leite coletado é destinado para o consumo do filho internado e/ou para doação, após rigorosa análise laboratorial.

Leia mais: Cinco dicas para melhorar a amamentação

Como doar?

Para doar leite humano, é preciso ligar para (85) 3101-3335 e fazer um cadastro. Estando apta, a pessoa recebe, em casa, um kit doação com embalagens e demais itens necessários para ordenha e armazenamento do leite.

Depois, é feito o agendamento para que se faça o transporte do alimento da residência até o hospital, por meio de um veículo exclusivo para o deslocamento. Todas as doadoras recebem orientações sobre doação e aleitamento pela equipe do BLH.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago