Um dos serviços mais badalados das agências bancárias, as transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) estão com os seus dias contados.
Nesta quinta-feira (4) a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que as instituições financeiras ligadas à entidade deixarão de oferecer DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024.
Outra operação financeira que vai deixar de existir será a TEC (Transferência Especial de Crédito). O motivo da decisão, segundo a instituição financeira, é o fato da população “mostrar desinteresse” pelo uso desses meios de pagamentos.
O grande vilão para o fim da TEC e do DOC é o PIX (sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central), que virou febre entre os brasileiros.
O DOC foi criado em 1985 pelo Banco Central (BC) e foi muito usado pelos correntistas de bancos. Entretanto, perdeu espaço para sistemas mais rápidos e mais baratos de transferências de recursos. Uma dessas ferramentas é o PIX.
De acordo com a Febraban, foram realizadas 59 milhões de operações via DOC em 2022, apenas 3,7% do total de 63 bilhões de transferências feitas no ano.
O levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos, o DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões.
Também será descontinuada as operações realizadas via TEC (Transferência Especial de Crédito), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
Neste caso, existem outras modalidades de operação que oferecem o mesmo serviço de maneira instantânea, a exemplo da TED, e sem custo, no caso do Pix, nas transações de menor valor.
Leia Também: Faltam Menos De 30 Dias Para Terminar O Prazo Do IR 2023
O Pix é um modo de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo em real brasileiro, oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED) é um processo de transferência de remessa de dinheiro de qualquer valor. Essa operação é obrigatória para todos os envios que ultrapassam R$ 5 mil. Além disso, vale saber que, quando o assunto é TED, existem dois tipos de transações:
TED E: envolve contas bancárias de diferentes titularidades;
TED D: é realizado entre contas do mesmo titular.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…