Connect with us

Economia

Bandeira vermelha impulsiona alta no IPCA de julho; alimentos caem

Autor: Mariana Freitas

Publicado em

IPCA de julho / Crédito: Freepik

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) considerado a inflação oficial do país, registrou alta de 0,26% em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE. O resultado desse mês ficou levemente acima do observado em junho, quando a variação foi de 0,24%.

No ano, os preços já subiram 3,26%. Em 12 meses, a inflação chegou a 5,23%, um pouco abaixo dos 5,35% registrados no período anterior.

Conta de luz pressiona índice

O maior impacto do mês veio do grupo Habitação, que subiu 0,91%, impulsionado pela alta de 3,04% na energia elétrica residencial. Em julho, estava valendo a bandeira tarifária vermelha patamar1, que acresceta R$ 4,46 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos.

No ano, a energia elétrica acumulou alta de 10,18%, sendo o principal impacto individual no IPCA.

Alimentos tem uma queda

O grupo de alimentação e bebidas, que possuem o maior peso no índice, registrou queda de -0,27% em julho. A redução foi ancorada principalmente pela alimentação no domicílio (0,69%), com destaques para batata-inglesa (-20,27%), cebola (-13,26%) e arroz (-2,89%).

Além disso, também apresentaram queda os grupos Vestuário (-0,54%) e Comunicação (-0,09%).

Passagens aéreas sobem

Entre as altas, além de Habitação (0,91%), destacaram-se Despesas pessoais (0,76%), Saúde e cuidados pessoais (0,45%), Transportes (0,35%), Artigos de residência (0,09%) e Educação (0,2%).

No setor de transportes, a alta foi influenciada pelo aumento expressivo das passagens aéreas (19,92%).

Efeitos do “tarifaço” ainda não apareceram

O IBGE informou que o resultado de julho ainda não reflete os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, já que a medida entrou em vigor somente em 6 de agosto. Logo, esses impactos devem ser observados no IPCA do próximo mês.

📲Junte-se ao nosso canal no WhatsApp. Clique e siga agora!

Leia também:

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil