atividade economica / imagem: freepik
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde o início de 2024. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo BC, o índice de Atividade Econômica (IBC-Br) registrou alta de 0,4% em relação a julho.
Na comparação com agosto de 2024, o indicador mostrou variação positiva de 0,1%, enquanto o acumulado do ano alcançou 2,6%.
É considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e serve de referência para as decisões do Copom sobre a taxa básica de juros, a selic, que atualmente está fixada em 15% ao ano.
A Selic é o principal meio utilizado pelo BC para controlar a inflação. Taxas mais altas encarecem o crédito e reduzem o consumo, o que ajuda a tentar conter a pressão sobre os preços, mas também tende a limitar o ritmo de expansão econômica.
Na última reunião, realizada em setembro, o Copom optou por manter os juros em 15%, destacando no comunicado oficial que pretende deixar esse patamar “por período prolongado” para garantir a convergência da inflação à meta.
Após registrar queda em agosto, a inflação oficial voltou a subir em setembro, com avanço de 0,48%, impulsionada principalmente pela alta na conta de luz. No acumulado de 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 5,17%, superando o teto da meta de 4,5%.
Embora o IBC-Br seja utilizado como termômetro da economia, ele não é uma prévia exata do PIB. O indicador, no entanto, ajuda na formulação da política monetária.
O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e cresceu 0,4% no segundo trimestre deste ano.
📲Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.