Black Friday: Conheça cinco dicas para uma compra segura

A Black Friday é sempre uma data de grande importância para o varejo. No ano passado, movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões no e-commerce brasileiro, segundo a NielsenIQ. Porém, o consumidor precisa ficar atento para não cair em golpes.

“A Black Friday oferece várias possíveis situações que favorecem os ataques de hackers, a primeira é o desejo do consumidor de adquirir um produto mais em conta, em um curto período. Aproveitando desta situação, os cibercriminosos utilizam técnicas, como o Phishing, enviando (por e-mail) ofertas falsas, com páginas falsas, porém com URL´s muito próximas às originais. A terceira está atrelada à alta movimentação de dados bancários para compra e venda”, o que dificulta uma análise apropriada e devida do comprador, diz Alexandre Morelli, Head of Cybersecurity na NAVA Technology for Business, empresa que fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia.

Ele lembra que há a possibilidade de um golpista atacar um site legítimo, por meio de técnicas chamadas de Deny of Service (DOS), derrubá-lo por um determinado tempo, podendo atrair os compradores, com e-mails considerados phishing, levando-os a um site falso.

Veja abaixo cinco dicas de Morelli para uma compra segura:

Preste atenção no domínio da loja

Alguns golpistas criam falsos sites usando domínios (link ou URLs) semelhantes aos de grandes redes de varejo, assim como o mesmo layout de página. É importante que você avalie se o link é realmente do site legítimo, já que geralmente dá para perceber pequenas alterações na grafia.  Verifique, ao acessar a página de pagamento, se o link está vinculado a um protocolo seguro, como HTTPS. Isso significa que o site é criptografado e mais seguro.

Cuidado com compra por email

A compra por meio de e-mail marketing é comum no Brasil, mas é necessário ficar atento ao remetente e observar se faz parte mesmo de um canal oficial da loja.

Desconfie de descontos absurdos

Antes de comprar, faça uma pesquisa da média de preço em sites confiáveis e desconfie de lojas que oferecem grandes descontos. Você pode acabar adquirindo um produto e nunca receber. 

Atualize seu antivírus

Instale antivírus em todos os seus aparelhos eletrônicos e mantenha-o atualizado para evitar o roubo de informações pessoais ao visitar um site duvidoso.

Evite compras em redes públicas

Não realize compras em redes públicas de Wifi, seja em supermercados, shoppings ou outros ambientes. Ao efetivar um pagamento, utilize seus dados móveis ou realize em casa.

Com mais de 26 anos de atuação, a NAVA Technology for business fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia, como Plataforma de AIOps & Observability Strategy, Digital Strategy & Agile Development, Payments, Intelligent Outsourcing, Cloud & Infrastructure Solutions, Advanced Analytics & Automation e Cybersecurity. 

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago