Black Friday: Eletrodomésticos têm sido itens mais buscados, com procura de 34%

Com a Black Friday se aproximando, o varejo brasileiro começa a se preparar para ampliar as opções de ofertas e promoções, algo que já está sendo buscado pelos consumidores. Conforme dados do Relatório Parcial Black Friday 2023, da STILINGUE by Blip, entre os meses de agosto e setembro, foram identificadas 18 mil conversas sobre a data, contra 11 mil registradas no mesmo período do ano passado. O monitoramento avaliou menções nos canais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Portais, Blogs, Fóruns, Reclame Aqui e Tumblr.

Em 2023, segundo o levantamento, o consumidor tem demonstrado um interesse maior na compra de eletrodomésticos (34,17%) e eletrônicos (13,25%). Comentários sobre muitas das demais categorias também são influenciados pelos próprios anunciantes comunicando promoções e descontos.

Leia também: Cenário Otimista: Aumento De 32% Na Black Friday 2023

Entre os eletrodomésticos, no período analisado, o grill – ou sanduicheira – foi o produto que mais apareceu entre as narrativas, com marcas já envolvidas nas conversas dos usuários com o compartilhamento de dicas de promoções e também opiniões sobre quais produtos são bons ou não.

Já os eletrônicos são os que geram mais expectativa entre os consumidores para a Black Friday, reforçando a tradição de muitas pessoas de esperar pela data para comprar um novo celular. Outro destaque entre as categorias, itens de decoração já trazem alguns pontos de atenção nesse esquenta para a Black Friday 2023, com móveis e organização sendo os setores que aparecem liderando as menções.

Leia também: Redes Sociais: 86% dos empreendedores estão divulgando a Black Friday 2023 pelas redes

E-commerce versus loja física

Entre os modelos mais tradicionais de compra e venda, os meios online são os mais procurados, segundo o relatório. Apesar da volumetria de mensagens ainda ser baixa por faltar mais de um mês para a data – com muito teor de preparação ainda – o ranking entre e-commerce, loja física e app se apresentou com as seguintes colocações na preferência dos consumidores: e-commerce com 66,24%, loja física com 35,06% e aplicativo com 3,72%. 

“A depender do perfil do anunciante, notamos em 2022 que abordagens bem varejistas e vendedoras podem funcionar para certos tipos de públicos, mas para outros a linguagem mais premium se adequa melhor – e muitas vezes, isso vai de encontro ao ticket médio do produto/serviço que está sendo oferecido. É importante as marcas estarem atentas a escolha da melhor linguagem e não deixarem de interagir com o consumidor, afinal, as plataformas conversacionais são hoje o principal canal para vendas, engajamento e atendimento ao cliente”, destaca o Gerente de Insights da Blip, Menedjan Morgado.

A #BlackFriday e outras hashtags similares já aparecem em publicações de ofertas, o que indica como essa nomenclatura já deixou de ser usada apenas para a data marcada pela última sexta-feira de novembro. Além dos descontos em si, outro fator relevante para os consumidores está no frete: 77% das narrativas abordavam o frete grátis, sendo que 74% dessa parcela eram mensagens positivas.

Take Blip agora é Blip – plataforma líder em inteligência conversacional entre empresas e clientes nos principais aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Instagram. 

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago