BNDES: Os jatinhos mais caros financiados com dinheiro do Banco

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, foi indicado para o cargo para abrir a caixa-preta das gestões petistas.

O primeiro ato será a divulgação, nesta segunda-feira (19), da lista de 134 empresários que compraram jatinhos a juros subsidiados pelo contribuinte.

O Antagonista obteve a relação de beneficiários, entre eles artistas, banqueiros e empresários — alguns deles envolvidos na Lava Jato ou em outras investigações policiais.

Ao todo, o BNDES emprestou via bancos privados um total superior a R$ 1,9 bilhão para a compra de jatinhos da Embraer.

A área técnica do banco estatal calculou em R$ 700 milhões — em valores corrigidos — os subsídios para essas operações.

Abaixo você pode conferir a relação dos proprietários das dez aeronaves mais caras bancadas pelo BNDES:

  1. CB Air Taxi Aéreo – R$ 77,78 milhões (2013);
  2. Brasil Warrant Adm de Bens – R$ 75,46 milhões (2013);
  3. Sumatera Participações – R$ 65,96 milhões (2013);
  4. Construtora Estrutural – R$ 64,01 milhões (2012);
  5. Industrial e Comercial Brasileira – R$ 59,11 milhões (2013);
  6. Lojas Riachuelo – R$ 55,52 milhões (2013);
  7. Neo Táxi Aéreo – R$ 44,97 milhões (2011);
  8. Doria Administração de Bens Ltda – R$ 44,03 milhões (2010);
  9. Eurofarma Laboratórios – R$ 43,99 milhões (2014);
  10. JBS S/A – R$ 39,78 milhões (2009);

No topo da lista está o empresário Michael Klein (Casas Bahia), que pagou R$ 77,78 milhões por um jato executivo da Embraer.

A família Moreira Salles (Itaú-Unibanco) também usufruiu da linha de financiamento do BNDES, pagando apenas 4,5% ao ano de juros sobre empréstimo de R$ 75,46 milhões para adquirir uma aeronave em nome da Brasil Warrant Administradora de Bens.

Com Renova Mídia

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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