Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A Caixa Econômica Federal liberou nesta quarta-feira, 14, a consulta do valor do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família.
De acordo com o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, esse grupo receberá o benefício que for de maior valor, ou seja, têm direito ao auxílio emergencial ou ao próprio Bolsa Família.
Essa consulta pode ser realizada por meio do site da Caixa ou do Ministério da Cidadania. Mas atenção: os depósitos somente serão feitos a partir da próxima sexta-feira, dia 16.
Diante disso, elaboramos este artigo para te contar como ficou definido o calendário de pagamentos para beneficiários do Bolsa Família e como funcionam os novos pagamentos do auxílio emergencial para 2021. Acompanhe!
Pelas novas regras, estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo.
O auxílio emergencial 2021 será pago independentemente de solicitação para a pessoa que, em dezembro de 2020, estava elegível para recebimento do auxílio emergencial ou auxílio emergencial extensão e que não esteja enquadrado em nenhuma das situações de impedimento.
A seleção foi feita pelo DATAPREV e o resultado validado pelo Ministério da Cidadania. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso.
Quem recebe o Bolsa Família pode ser contemplado com R$ 250 ou o valor máximo do auxílio emergencial, que é de R$ 375.
Desta forma, o pagamento se estenderá até o mês de julho, visto que não há informações sobre a possibilidade do pagamento ser estendido.
Enquanto isso, os demais beneficiários do auxílio emergencial receberão o recurso da seguinte forma:
O pagamento para este grupo seguirá as mesmas datas do benefício, o recurso deve ser movimentado por do Caixa Tem. Veja as datas:
As famílias que recebem o Bolsa Família terão o pagamento substituído pelo valor do auxílio emergencial quando este for mais vantajoso.
Assim, será creditado a ele o benefício de maior valor, então, não é possível acumular os dois benefícios em um só mês.
Para movimentar seu recurso após a data de liberação, o cidadão pode acessar a conta Poupança Social Digital, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Desta forma, é possível fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.
O trabalhador também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.
Além disso, os beneficiários poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custo, ou realizar o saque em terminais de autoatendimento e casas lotéricas.
Utilizar a plataforma é simples: basta acessar as lojas Apple Store e Google Play e instalar o aplicativo no aparelho celular.
Por Samara Arruda
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…