Bolsa Família veja quando começa a consulta e datas de maio / Imagem adobe stock
Nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, tem início mais um ciclo de pagamentos do programa social Bolsa Família. Milhões de famílias em todo o país começam a receber o benefício referente ao mês de novembro.
O repasse é realizado de forma escalonada, seguindo o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Hoje, o pagamento é liberado para as famílias cujo NIS termina em 1.
As informações de elegibilidade, o valor exato e as datas de saque estarão acessíveis de forma simples e segura por meio dos aplicativos oficiais: Caixa Tem e Bolsa Família.
O Bolsa Família mantém o valor mínimo de R$ 600 por família, mas o benefício médio tem superado R$ 680 devido à inclusão dos adicionais. Estes bônus são cruciais para reforçar a renda e incluem:
Para ter direito ao programa, a família deve ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa. A elegibilidade depende da inscrição e atualização regular do Cadastro Único (CadÚnico).
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Os repasses vão ocorrer de forma escalonada, estendendo-se por quase todo o mês de novembro para evitar aglomerações e garantir a organização logística da Caixa.
O cronograma recebeu ajustes para respeitar os feriados, como o da Proclamação da República (15/11) e o da Consciência Negra (20/11). Veja como ficou:
Famílias que tiveram um aumento de renda e deixaram de se enquadrar no limite de R$ 218 por pessoa, mas não ultrapassaram meio salário mínimo (cerca de R$ 706 por pessoa), entram automaticamente na Regra de Proteção.
Esta regra garante que a família continue recebendo 50% do valor total do benefício por um período de até 12 meses (para rendas variáveis, como emprego com carteira assinada) ou até 2 meses (para rendas estáveis, como aposentadoria).
Caso a renda volte a cair para abaixo de R$ 218, a família retorna ao valor integral com prioridade.
Se o beneficiário enfrentar dificuldades na consulta dos valores ou receber uma mensagem de benefício bloqueado ou suspenso, a orientação é clara.
Procure imediatamente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo ou uma agência da Caixa Econômica Federal. Inconsistências cadastrais ou a falta de atualização de dados, principalmente após novos cruzamentos de informações, podem levar a bloqueios que exigem a apresentação de documentação.
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