Jair Bolsonaro (sem partido) declarou nesta sexta-feira (22) que tem “confiança absoluta” em Paulo Guedes, ministro da Economia. Ele também ressaltou que não pretende fazer “nenhuma aventura” na economia.
O presidente resolveu fazer uma visita ao Ministério da Economia, na tarde desta sexta-feira (22), que continuava turbulenta no mercado financeiro devido a proposta do governo de alterar a regra do teto de gastos públicos para bancar o programa social Auxílio Brasil. A visita se deu também um dia após o ministro da Economia ter recebido pedidos de demissão de quatro secretários, que disseram estarem saindo por motivos pessoais.
“Tenho confiança absoluta nele, ele entende as aflições que o governo passa. [Guedes] assumiu em 2019, fez um brilhante trabalho, quando começou 2020, a pandemia, uma incógnita para o mundo todo”, declarou Guedes.
O presidente também afirmou, segundo o G1 (portal de notícias da Rede Globo), que não fará nenhuma aventura.
“Deixo claro a todos os senhores: esse valor decidido por nós tem responsabilidade. Não faremos nenhuma aventura. Não queremos colocar em risco a nada no tocante à economia”, disse Bolsonaro sobre os R$ 400 que devem ser pagos no Auxílio Brasil em 2022.
Estava sendo ventilado em Brasília, que o ministro da Economia, Paulo Guedes já estava com sua carta de demissão pronta. No entanto, após se reunir com Bolsonaro, no próprio Ministério, Guedes recebeu o apoio do presidente que deixou claro que quer a sua permanência na pasta.
Após a saída de Bruno Funchal, o Ministério da Economia já tem um nome para substituí-lo, segundo informações, o novo secretário especial de Tesouro e Orçamento será Esteves Colnago, atual chefe na Assessoria Especial de Relações Institucionais no Ministério da Economia. Colnago é Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e já foi ministro do Planejamento, no governo Michel Temer.
No entanto, Paulo Guedes ainda não definiu um nome para assumir o cargo de Secretário do Tesouro Nacional em substituição a Jefferson Bittencourt.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…