Foto: Isac Nóbrega/PRvvv
O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), realizou na última quinta-feira(30), uma transmissão semanal em que comentou sobre a sua vontade de repassar os dividendos da Petrobras a um fundo regulador que poderia controlar a alta dos combustíveis.
Segundo o chefe do Executivo, o presidente discutiu a ideia com Gustavo Montezano, atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Ao discutir sobre a alta nos preços dos combustíveis, Bolsonaro afirmou que “Temos de buscar solução para isso”.
“Vim conversando com Montezano, hoje, no avião, o presidente do BNDES, pegando dicas com ele, o que a gente pode fazer. É criar fundo regulador, é ver lucro da Petrobras… Aquele que vem para o governo federal, para nós, ninguém vai meter a mão em nada… Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós — será, estou perguntando, não estou afirmando — que é lucro bilionário, nós não podemos converter para esse fundo regulador?”, questionou o presidente. “Toda vez que der um aumento, você não repassar todo aumento, ou não repassar aumento nenhum. Você faz caixa quando está mais no baixo e quando sobe você, com esse caixa, compensa o reajuste lá na frente”.
A ideia já havia sido apresentada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), de criar um fundo regulador que reduza os impactos da oscilação do mercado internacional sobre o preço dos combustíveis e que não alteraria os preços da Petrobras.
Além disso, Bolsonaro ainda comentou que “Vocês ficam indagando, como a gente pode ser autossuficiente (em petróleo) e pagar o preço do mercado internacional? É uma coisa acertada lá atrás”.
Com o apoio de Lira, tramita no Congresso um projeto defendido pelo governo, que pretende fixar o valor nominal do ICMS, não somente a alíquota, a fim de reduzir os impactos sobre o preço dos combustíveis concedidos pela Petrobras.
Concluindo, Bolsonaro voltou a afirmar que o diesel está caro, mas abaixo da média mundial: “Não posso fazer milagre, alguns querem que eu interfira na canetada, mantenha o preço lá embaixo, se eu fizer isso, o caos se instala”.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…