Imagem por @pressfoto / freepik
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), diz respeito a um provento assistencial concedido pelo governo a pessoas com deficiência (PCD) e idosos com idade igual ou superior a 65 anos.
Atualmente, para integrar a folha de pagamento do benefício, além de se enquadrar em algum dos perfis citados acima, a família do contemplado deve possuir uma renda per capita (por pessoa) igual ou ¼ do salário mínimo (R$ 303), todavia, esta regra pode passar por mudança.
Neste sentido, o Projeto de Lei n.º 1.832/2020 que tramita no Congresso Nacional, propõe que o BPC seja concedido a pessoas cuja renda per capita familiar, é de até meio salário mínimo (R$ 606). Desta maneira, viabilizando o benefício para mais idosos e pessoas com deficiência em condição de vulnerabilidade.
O PL já passou por aprovação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados, entretanto, a proposta ainda precisa passar por um determinado processo para entrar em vigor.
Para o novo critério do texto passar a valer, é necessário passar por votação nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após isso, a proposta precisa da apreciação do Senado Federal e por fim da sanção presidencial.
Vale ressaltar que atualmente o benefício já é liberado para famílias com renda de até meio salário mínimo por cabeça, entretanto, este grupo deve atender algumas condições. Neste sentido, o provento é pago a depender do grau da deficiência, do comprometimento da renda com despesas médicas e dependência de terceiros para atividades do cotidiano.
Assim sendo, o que a proposta pretende é justamente eliminar estes referidos critérios, e implementar o limite de renda de até meio salário mínimo como uma regra geral do programa.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025