Lucro do FGTS 2023:Veja quando será liberado e quem vai receber
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um programa importante para os trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Ele oferece diversos benefícios incríveis aos cidadãos, por isso é fundamental ficar atento aos comunicados divulgados pelo governo sobre o Fundo. Dessa forma, o trabalhador pode se manter atualizado sobre o programa e ainda ter direito a saques extras.
Pessoas que possuem o FGTS podem aproveitar um benefício de quase 4 mil reais oferecido pelo governo. Para saber se você tem direito a esse valor, confira a seguir!
Muitas vezes, só é permitido sacar o saldo do FGTS em situações específicas, e nem sempre é possível ter acesso ao valor total da conta. Em cada caso, existem requisitos diferentes para o saque. Vamos falar sobre os principais. Confira!
Aposentadoria
Se você se aposentou, pode sacar todo o valor do FGTS. Ao terminar o tempo de serviço, o INSS emite uma Carta de Concessão, que autoriza o saque do fundo. Mesmo que continue trabalhando, você pode continuar recebendo os depósitos de 8% do empregador.
Além disso, qualquer trabalhador que completar 70 anos tem o direito de sacar o FGTS, sem precisar esperar mais tempo.
Demissão sem justa causa
Se você for demitido sem justa causa, tem o direito de sacar o FGTS e receber uma multa indenizatória de 40% do fundo. A empresa tem 10 dias para emitir a Chave de Identificação, que permite o saque. Você, por sua vez, tem 30 dias para utilizá-la. Se perder o prazo, é necessário solicitar uma nova emissão do documento.
Rescisão por acordo
A rescisão por acordo, legalizada pela Reforma Trabalhista, permite que você saque 80% do saldo do FGTS e tenha direito a outros benefícios, como metade do aviso prévio, indenização de 20% do saldo do FGTS e outras verbas trabalhistas.
Aquisição de casa própria
Se você está comprando ou construindo a casa própria, pode utilizar o saldo do FGTS para abater parte do financiamento ou amortizar dívidas. É necessário ter pelo menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS e não ter outros financiamentos ativos pelo SFH.
Falecimento do empregador ou falência da empresa
Em caso de falecimento do empregador, o saque do FGTS depende das circunstâncias. No caso de falência da empresa, o benefício é liberado automaticamente para os colaboradores que perderem o emprego.
Doença grave do trabalhador ou dependentes
Se você ou um dependente está com uma doença grave, é possível sacar o FGTS para custear tratamentos e despesas médicas. São consideradas doenças graves a AIDS, câncer ou neoplasia maligna e doenças terminais.
Saque-Aniversário
Desde 2020, você pode sacar anualmente uma parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Porém, ao optar por essa modalidade, não poderá sacar o saldo completo em caso de rescisão do contrato de trabalho. É possível reverter a migração para o modelo tradicional, mas somente após dois anos.
Lembre-se de que a modalidade escolhida não afeta a multa de 40% em caso de demissão e você ainda pode utilizar o FGTS para outras condições mencionadas, como compra de imóveis, doenças graves e aposentadoria.
Alguns milhares de trabalhadores que possuem saldo do Fundo de Garantia, poderá ser um dos privilegiados donos de CPFs a aproveitar o saque do benefício.
Em especial os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário que terão direito de resgatar valores que podem chegar aos R$ 3.900, e pode ser de grande ajuda em momentos de dificuldades financeiras.
Lembrando que para este mês de agosto, podem aderir a receber os valores, os trabalhadores nascidos no mês de agosto, que podem sacar até 50% do valor que possuem nas contas do FGTS, dependendo do saldo disponível.
Vale destacar que quanto maior o saldo nas contas do Fundo de Garantia, menor a porcentagem que poderá ser sacado pela modalidade aniversário. Todavia, além de uma porcentagem do valor, o trabalhador também recebe uma parcela adicional fixa.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…