A cada 16 segundos Brasil tem um registro de fraude

O país encerrou 2017 com o maior resultado de fraudes desde 2015, em alta de 8,2%. Em dezembro do ano passado foram 150.482 mil tentativas, na comparação com novembro do mesmo ano com 156.469, o índice teve queda de 3,8%.

Com o mercado de crédito mais aquecido, o fluxo de pessoas que buscam crédito cresce e o número de tentativas de fraude também. Segundo economistas da Serasa Experian, são esses os momentos mais propícios para os fraudadores.

A quantidade de buscas por crédito em 2017 subiu em 4,9%, o melhor resultado dos últimos seis anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito. Esse número de buscas pode explicar o aumento nas tentativas de fraude.

Isso porque os criminosos utilizam dados de outros consumidores para abertura de novas contas de celulares ou compras de aparelhos. Feito isso, usam o comprovante de residência para abrir contas em bancos, e pegar talões de cheques e cartões de crédito em nome de outras pessoas.

O Indicador mostra que o segmento mais afetado no ano passado foi o de ramo de telefonia, com 716.869 tentativas de fraude. Já na sequência vem o setor de serviços com 628.24, em terceiro lugar os bancos e financeiros com 462.77 e o quarto setor mais afetado é o de varejo com 125.254 tentativas. Os demais setores significam apenas 1,5% do total.

As demais tentativas de golpe indicadas pelo indicador são: emissão de cartão de crédito, financiamento de eletrônicos, abertura de contas, compra de automóveis e até abertura de empresas.

Via Blog skill

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

12 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

12 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

12 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

13 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

15 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

16 horas ago