cadunico
O Cadastro Único (comumente conhecido como CadÚnico) é uma ferramenta para identificar e caracterizar famílias de baixa renda, permitindo ao governo entender melhor a realidade socioeconômica da população. Ele contém as seguintes informações: características de residência, identidade de cada pessoa, educação, status de trabalho e renda, etc.
Através dessas informações coletadas pelo Cadastro Único, a União, estados e municípios, podem implementar políticas assistenciais, como programas que já existem hoje para auxiliar essas famílias, como é o caso da Tarifa Social de Energia, Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Visitas domiciliares periódicas são promovidas pelo município às famílias de baixa renda para efetuar o cadastramento. Mas a família que ganha até meio salário mínimo por pessoa, ou a família ganha até 3 salários mínimos de renda mensal total, e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode buscar por um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
Para que o cadastramento possa ser realizado, é muito importante ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas, é preciso que essa pessoa faça parte da família, more na mesma casa e tenha pelo menos 16 anos.
Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor. Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Além dos documentos mencionados ao representante da família é preciso apresentar ao menos um documento de todas as pessoas da família sendo eles:
Depois de realizado o cadastramento é importante manter os dados sempre atualizados como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados da família.
Vivemos um cenário pandemico, por isso muitos atendimentos presenciais acabaram migrando para a realização online, para que o serviço de cadastramento e coleta de dados das famílias de baixa renda continue , foi sugerido pela Senadora Elizane Gama, do Cidadania-MA, a implantação do Cadastro Único 100% digital.
Atualmente o cadastramento não é feito de forma online, porém caso aprovada a realização do cadastro único 100% digital, a inscrição passará a acontecer de forma totalmente automatizada, segura e sem risco de fraudes.
Atualmente muitos cidadãos não sabem mas podem já estar inscritos em bancos de dados do Governo federal, porém, para você saber disso é fácil, basta você consultar através do aplicativo “Meu CadÚnico” ele está disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store.
Quando realizado o download, você só precisa inserir os seguintes dados:
Atualmente você pode tirar suas dúvidas quanto ao cadúnico pelo telefone através do número 0800 707 2003, esta ligação é gratuita se for realizada através de telefone fixo, ou pelo site Meu CadÚnico, é necessário preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, município e estado da residência para a consulta.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…