CadÚnico: Conheça 7 benefícios para receber ao se cadastrar neste sistema
cadunico
O CadÚnico é um registro que permite ao governo saber a situação das famílias brasileiras de baixa renda.
O mesmo foi criado pelo Governo Federal. Quando uma pessoa se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, ela poderá participar de vários programas sociais.
No conteúdo de hoje vamos mostrar quais são os benefícios oferecidos pelo CadÚnico.
Quais são os cidadãos que têm direito de estar inscrito no CadÚnico?
Podem estar cadastradas as famílias de baixa renda:
Para o cidadão que ganham até meio salário mínimo por pessoa;
Este benefício garante descontos que podem chegar a 60% para os cidadãos de baixa renda.
Benefício do Bolsa Família
Este benefício é destinado para as famílias com renda baixa e que vivem em situação de pobreza, o bolsa família é uma renda que ampara essas famílias, com o objetivo de garantir a estes cidadãos o direito à alimentação, educação e saúde.
Designed by @vgstockstudio / Freepik
Programa de Fomento às atividades produtivas rurais
O objetivo deste programa é oferecer segurança nutricional e alimentar, por meio da estruturação de atividades produtivas e também contribui para o incremento da renda de famílias que desenvolvam atividades de agricultura familiar, pescadores ou pertencentes a comunidades tradicionais e povos indígenas.
Passe livre para os cidadãos com deficiência
Este é para os cidadãos com deficiência física, mental e auditiva, o mesmo garante o transporte coletivo interestadual de forma gratuita.
Pró-Jovem Adolescente
Este é destinado para os jovens entre 15 e 17 anos que estejam inscritos no programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social.
Aposentadoria para pessoa de baixa renda
Este benefício é destinado para os cidadãos de baixa renda, com isso o cidadão terá uma alíquota reduzida de 5% sobre o salário mínimo, para participar desse programa é necessário ter baixa renda.
PETI
A sigla PETI quer dizer “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil”, este tem a função de amparar crianças e adolescentes, que são menores de 16 anos, contra o trabalho infantil.