Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foi divulgado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, uma nova linha de crédito, que ofertará empréstimos de até R$1 mil. A ideia é conceder os microcréditos após o encerramento do Auxílio Emergencial.
Conforme a previsão, os pagamentos do auxílio devem ser concluídos em outubro. Sendo assim, concluído esse prazo, a Caixa irá direcionar estes empréstimos a pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, dando preferência àqueles que são beneficiários do auxílio e Bolsa Família.
Diante dos desafios econômicos e sociais provindos da pandemia do coronavírus, o banco visa com essa medida, estimular a economia instável nesse momento, visto que segundo a instituição, conceder empréstimos aos mais necessitados, gera uma maior movimentação na economia. Além disso, a nova linha de crédito contará com pequenos valores, com fins de evitar o endividamento do cidadão, garantindo que ele poderá arcar com os débitos.
Vale ressaltar, que a partir da distribuição do auxílio emergencial via Caixa Tem, muitos brasileiros que antes não tinham acesso, passaram a ter contato com os serviços bancários. Desta forma, tornou-se possível a liberação destes créditos à maior número de pessoas. Estima-se que 38 milhões de pessoas passaram a integrar o sistema bancário.
A nova linha de crédito poderá ser contratada diretamente através do aplicativo Caixa Tem. Assim sendo, os empréstimos poderão ser solicitados sem sair de casa, ou seja, não haverá a necessidade de se deslocar à alguma agência física do banco.
Ademais, o banco garante que os juros cobrados sobre os valores emprestados serão baixos, quando comparados às taxas oferecidas pelo mercado convencional.
Cabe salientar, que o alto crescimento do Caixa Tem, que conta agora com mais de 67 milhões de usuários, pode-se esperar novidades. O aplicativo já conta com diversas funções, bem como transferências através do PIX, Conta Poupança Digital, pagamento de boletos, entre outras alternativas. Além disso, a plataforma já disponibiliza a concessão de microcréditos de forma totalmente digital.
Conteúdo por Lucas Machado
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…
Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…