Saque-aniversário Caixa libera pagamento para os nascidos em junho / Imagem adobe stock
A partir desta segunda-feira (2), os nascidos neste mês de junho já podem receber o saque-aniversário, modalidade de saque do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O saque pode ser feito até o dia 29 de agosto. Com o saque-aniversário, você pode acessar uma parte do seu FGTS uma vez por ano, mesmo sem ter sido demitido – regra do saque de rescisão.
Os saques seguem a ordem do mês de nascimento do trabalhador, permitindo que quem nasceu em janeiro, por exemplo, já possa fazer a retirada.
O saque-aniversário é uma alternativa ao saque-rescisão e possibilita ao trabalhador retirar parte do saldo de sua conta do FGTS no mês em que faz aniversário. No entanto, ao optar por essa modalidade, em caso de demissão, o trabalhador não terá direito ao valor total da conta, podendo sacar apenas a multa rescisória.
Na forma tradicional, o saque-rescisão, o trabalhador dispensado sem justa causa pode retirar o saldo integral do FGTS, incluindo a multa, se houver.
O saque-aniversário é liberado no primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador e fica disponível por até 60 dias.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
A adesão é voluntária e deve ocorrer por meio do site ou aplicativo do FGTS. Nesses canais, o trabalhador informa uma conta bancária para receber o valor. Caso o pedido ocorra durante o mês de aniversário, o depósito acontece em até cinco dias úteis, conforme a Caixa Econômica Federal.
Pelo aplicativo, também é possível solicitar o retorno ao modelo saque-rescisão, desde que não haja antecipação contratada. A alteração, porém, só passa a valer a partir do primeiro dia do 25º mês após o pedido de reversão.
Leia também:
O valor retirado segue uma tabela com alíquotas que variam entre 5% e 50% do total das contas vinculadas do FGTS. Além disso, adiciona-se uma parcela extra, conforme o valor do saldo disponível.
Veja a seguir quais são as faixas de alíquota e as parcelas adicionais de acordo com o saldo existente nas contas do FGTS.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…