Chamadas
Caixa suspende crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família
Nesta sexta-feira (13), a Caixa Econômica Federal anunciou que suspendeu a oferta de crédito consignado para os beneficiários do Bolsa Família, a chamada linha Consignado Auxílio.
Em seu comunicado, o banco estatal disse que o produto passará por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”. O Auxílio Brasil será substituído a partir de fevereiro pelo Bolsa Família.
A suspensão começou a valer na quinta-feira, 12 de janeiro. No entanto, a Caixa deixou bem claro que as contratações já realizadas não passarão por mudanças e as parcelas do financiamento serão debitadas de maneira regular e de acordo com cada contrato.
Leia Também: Quem pode receber o Benefício de Prestação Continuada?
Mudança na presidência da Caixa
A Caixa Econômica Federal está com uma nova presidente, escolhida pelo presidente Lula, trata-se de Rita Serrano. Ela tomou posse como a nova presidente do banco. Em solenidade realizada na tarde da quinta-feira (12).
Rita defendeu a humanização nas relações de trabalho. “A gestão pelo medo na Caixa acabou”, disse ela, diante de uma plateia repleta de executivos e funcionários do banco, que a aplaudiu longamente após a declaração.
Logo no dia que tomou posse, Rita foi questionada sobre o que aconteceria com quem contratou o consignado. Perguntaram se o banco iria perdoar a dívida. “Olha, nós não trabalhamos com essa perspectiva, até porque, perdão dos devedores, o banco não tem como fazer isso”.
Rita disse que a única coisa que pode ser feita é tentar negociar com o governo “formatos para baixar os juros”.
O empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil foi criado no ano passado, em meio ao processo eleitoral. A Caixa é o principal banco que oferece a modalidade de empréstimos.
Nas mais de três décadas na instituição, Rita Serrano já desempenhou diversas funções e foi, entre 2006 e 2012, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista. Ela também é uma das líderes do movimento de defesa das empresas públicas.
Leia Também: Fim do adicional de alíquota do Fundo de Erradicação da Miséria em MG
Consignado do Auxílio
O consignado é um empréstimo e você só deve contratar se for realmente necessário, pois como todo empréstimo, será cobrado juros.
Quando uma pessoa contrata o empréstimo, receberá esse valor na mesma conta que recebe seu benefício Auxílio Brasil. A pessoa tem o direito de escolher o prazo para pagamento das parcelas, que são debitadas todo mês diretamente do seu benefício. Mas, ao final do contrato, você terá pago uma quantia maior do que aquela que pegou emprestada.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional20 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep