Você sabe qual será o valor da sua aposentadoria? Se está atrás dessa resposta nos acompanhe neste post: Cálculo da Aposentadoria: Saiba como Fazer!
Antes de tudo, é importante que você saiba que as pessoas que garantiram o direito à Aposentadoria antes da reforma, se sujeitam a uma forma de cálculo diferente de quem conseguiu este direito após a reforma.
A reforma da previdência entrou em vigor no dia 13/11/2019, portanto, a forma de cálculo que mencionaremos aqui neste post é para todas as pessoas que preencheram os requisitos de aposentadoria a partir desta data.
Como mencionamos, o cálculo da aposentadoria mudou drasticamente após a reforma, por isso, o segurado deve ficar atento às mudanças e à nova forma de cálculo para não ser surpreendido quando receber o benefício.
O cálculo da aposentadoria passa por duas etapas. A primeira é o cálculo do SALÁRIO DE BENEFÍCIO, e a segunda etapa é a regra de cálculo do tipo de aposentadoria que você escolheu.
Vamos explicar cada uma dessas etapas.
Para calcular o salário de benefício é preciso seguir os passos abaixo:
O relatório completo com as informações sobre as suas contribuições pode ser obtido através do EXTRATO CNIS, que você pode baixar no aplicativo ou site MEU INSS.
Após obter o valor do salário de benefício você poderá partir para a próxima etapa, que é o cálculo da renda mensal inicial.
A renda mensal inicial varia de acordo com cada tipo de regra, conheça cada caso:
Para quase todas as regras de transição, a renda mensal inicial segue o padrão geral estabelecido após a reforma, qual seja: 60% do salário de benefício, acrescido de 2% para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 15 anos de contribuição para a mulher, e 20 anos para o homem. Conforme § 2º do art. 26 da EC nº 103, de 2019.
Para quem se aposenta por essa regra a renda mensal inicial será 100% do salário de benefício aplicado o Fator Previdenciário.
Essa é a regra que proporciona a aposentadoria com o valor mais vantajoso.
Através dessa regra o segurado pode se aposentar recebendo 100% do salário de benefício.
Para os homens que se aposentam por 25 ou 20 anos de contribuição, segue a regra geral: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 20 anos de contribuição.
Já para os homens que se aposentam por 15 anos de contribuição, a regra é um pouco diferente: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.
Para as mulheres, apesar das regras de concessão da aposentadoria serem iguais as dos homens, o valor do benefício segue uma regra diferente. O valor será: 60% do salário de benefício + 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.
Essas são as principais regras para o cálculo do valor da sua aposentadoria.
Trata-se de um cálculo minucioso e todos os detalhes devem ser observados, por isso, caso você tenha dúvidas, o ideal é buscar o apoio de um Advogado Previdenciário e realizar o Planejamento Previdenciário.
O Planejamento Previdenciário serve para identificar diante das possibilidades de aposentadoria quais são as mais vantajosas para você e fazer o cálculo previdenciário.
Através do Planejamento é feito um estudo sobre o seu histórico de contribuição, seu histórico de trabalho e serão analisados os seguintes pontos da sua carreira:
Além desses pontos, serão analisados vários outros, como por exemplo:
O segurado que opta por fazer o planejamento será 100% orientado sobre a melhor forma de se aposentar e quais são os meios para buscar essa aposentadoria.
Portanto, se você busca orientação sobre a sua aposentadoria, faça o planejamento previdenciário.
Original de Aposentadoria do INSS
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…