A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias de forma progressiva.
A proposta, que agora retorna ao Senado devido a alterações, também prevê o pagamento integral pelo período e novas regras de proteção ao trabalhador e responsabilidade parental.
O aumento da licença-paternidade ocorrerá em quatro anos de vigência da futura lei, começando com 10 dias nos primeiros dois anos, subindo para 15 dias no terceiro ano, e atingindo 20 dias no quarto ano.
Dessa forma, o pagamento do salário-paternidade, em valor igual à remuneração integral, passará a ser bancado pela Previdência Social, e não mais integralmente pela empresa.
Condicionamento: A aplicação dos 20 dias a partir do quarto ano está condicionada ao cumprimento da meta fiscal do Governo Federal referente ao segundo ano de vigência da lei.
Leia também:
O relator, deputado Pedro Campos (PSB-PE), destacou que a proposta fortalece as famílias nos primeiros dias de vida da criança. Segundo ele, o envolvimento paterno precoce está associado a benefícios como maior adesão ao aleitamento materno exclusivo e redução de doenças na infância.
Deficiência: O período da licença será acrescido em 1/3 caso a criança recém-nascida, adotada ou sob guarda judicial tenha deficiência.
O texto aprovado introduz flexibilidade e proteção ao trabalhador:
A transição para a nova regra tem um impacto fiscal previsto, atingindo R$ 4,34 bilhões em 2027 (licença de 10 dias).
Enquanto parlamentares da bancada feminina e outros deputados como Tarcísio Motta (Psol-RJ) classificaram a medida como um “avanço civilizatório” e um investimento na família. O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) alertou para possíveis complicações de empregabilidade, afetando micro e pequenas empresas.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
A partir de 1º de janeiro de 2026, empresas tributadas pelos regimes do lucro real…
Elaborar o 13° salário, férias coletivas, PLR, entre outras obrigações constam na lista deste importante…
A proposta altera a Lei que criou o Relp
Diretrizes mais rígidas limitam antecipação de parcelas com o objetivo de proteger o trabalhador e…
Em maio de 2006, o Brasil viveu um marco na história da criminalidade organizada, quando…
A fraude digital se tornou um desafio significativo, deixando de ser uma questão isolada e…