Economia
Câmara aprova linha de crédito para exportadores afetados por tarifas dos EUA
A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e comerciais das empresas
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3868/25, que cria uma linha de crédito emergencial em dólar para auxiliar empresas exportadoras brasileiras afetadas por tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos a produtos nacionais.
Os parlamentares acolheram o parecer do relator, deputado Beto Richa (PSDB-PR), pela aprovação da proposta do deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).
Beto Richa destacou a importância da intervenção estatal em um contexto de crise externa.
“A elevação tarifária imposta unilateralmente pelos Estados Unidos representa um grave revés para setores estratégicos da economia nacional, com potenciais prejuízos irreversíveis às exportações, ao emprego e ao equilíbrio da balança comercial brasileira”, afirmou.
Refinanciamento
O instrumento financeiro proposto no texto aprovado é chamado de linha de crédito especial em dólar para refinanciamento e rolagem de adiamento sobre contrato de câmbio (LR-ACC), voltada para empresas brasileiras que comprovem ter sido impactadas pela elevação das tarifas.
A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e comerciais das empresas e manter a estabilidade das exportações brasileiras prejudicadas pela ação tarifária que começou em agosto de 2025.
Leia também:
- Quando Contadores e Advogados Descobrem que a IA Não É “Só Apertar Botão”: Por Que a Pressa Pode Sabotar o Aprendizado
- Reforma Tributária: Especialista alerta para “erro fatal” em estruturas societárias e logísticas
- Produtividade contábil: como medir, melhorar e automatizar processos no seu escritório
- Contabilidade atrasada pode doer no seu bolso. Veja como evitar
- Bolsa Família inicia os pagamentos de novembro. Confira!
Operacionalização
Para acessar a LR-ACC, as empresas deverão comprovar atuação em setores afetados pela tarifa extraordinária e a existência de uma operação de adiamento sobre contrato de câmbio registrada no Banco Central do Brasil vinculada à exportação afetada.
A operacionalização será feita por instituições financeiras públicas federais. Os recursos poderão vir de dotações orçamentárias da União, do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) ou de outras fontes públicas.
“A utilização do FGE como fonte de custeio é justificada, pois sua finalidade está alinhada ao apoio a operações de exportação em momentos de risco”, avaliou o relator.
Ainda conforme o projeto, o Poder Executivo deverá regulamentar as condições da LR-ACC e as disposições da lei decorrente em um prazo de 60 dias, definindo critérios objetivos para os beneficiários, carência mínima para pagamento e taxas de juros adequadas.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Com informações da Câmara dos Deputados
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
-
Fique Sabendo5 dias agoRG antigo vale até quando? Veja prazo e benefícios da nova Identidade
-
Reforma Tributária5 dias agoComo definir CST e cClassTrib: passo a passo prático para a Reforma Tributária
-
Contabilidade5 dias agoEsquema de Venda de Sentenças no STJ Revela Corrupção Milionária e envolve contador, Doleiros e Empresários
-
Economia5 dias agoBoletim Focus: veja as projeções para inflação, PIB e juros
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal torna DTE obrigatório a partir de 2026
-
Fique Sabendo4 dias agoBC anuncia ferramenta para bloquear criação de chaves Pix em nome de clientes
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma da Renda 2025: O Dilema Estratégico da Distribuição de Lucros
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma Tributária impacta setor dos transportes com novas mudanças

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.