A Comissão Mista da Câmara dos Deputados realizou, na semana passada, a primeira audiência pública para debater como operacionalizar a portabilidade e abertura do mercado do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Uma Medida Provisória assinada pelo presidente Lula em maio deste ano (1.173, de 2023) prorroga em um ano o prazo para regulamentação da portabilidade do PAT.
A portabilidade do vale alimentação e refeição é um dos pontos do novo PAT. A possibilidade de escolher a operadora dos vales alimentação e refeição foi prevista na Lei no 14.442, aprovada no ano passado, mas ainda não foi operacionalizada.
Leia também: 5 Benefícios Do Programa De Alimentação Ao Trabalhador
“O PAT é o Programa de Alimentação do Trabalhador e, desse modo, é o trabalhador que deve estar no foco da discussão”, destacou João Sabino, vice-presidente da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), principal entidade representativa da economia digital no país, durante a audiência pública. “Com a portabilidade, os trabalhadores vão poder escolher a sua operadora de benefícios —diferentemente do que acontece hoje, quando todos os funcionários aderem à que foi escolhida pela empresa. Dessa forma, os trabalhadores poderão mudar a operadora por meio de um procedimento simples”, explicou.
“Ainda que a empresa contrate apenas uma operadora, os trabalhadores vão poder transferir o crédito do vale alimentação e refeição para outra de sua preferência, como hoje já acontece com o número do celular ou a conta-salário”, esclareceu.
Leia também: Quantas Vezes O Trabalhador Pode Pedir O Seguro-Desemprego?
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…