Categories: CarreiraNews Yahoo

Carreira: 5 erros comuns cometidos nos escritórios todos os dias e como evitá-los

No Brasil, há mais de 13 milhões de desempregados, cometer erros no trabalho não é algo desejado hoje em dia. Ainda mais aqueles facilmente cometidos e que podem ser evitados.

Master coach com mais de 20 anos de experiência, Villela da Matta, revela 5 erros comuns e explica maneiras não só de evitá-los, mas também ações que podem tornar você um profissional de destaque na empresa e no mercado. “Em toda a minha carreira como coach realizei inúmeros processos onde logo nas primeiras sessões conseguia extrair do meu coachee algumas falhas que fazem parte do comportamento corporativo cotidiano. Parecem óbvias, porém muita gente as comete e continuam cometendo por anos”, revela Villela.

1. Se setorizar demais. Se na revolução industrial ser focado em uma função foi bom, hoje não é. Profissionais que trabalham somente dentro da sua área estão perdendo competitividade. Mesmo que você faça uma função específica, é muito importante ter ideia do processo completo no qual seu trabalho está inserido. Desta forma, você pode sugerir melhorias, se preparar para atualizações, estudar novas técnicas, mostrar que tem competência para outras partes do processo. O mundo hoje exige que você tenha foco, mas que não deixe de olhar o movimento ao redor.

2. Falar, falar, falar. Comunicação sem dúvidas é importante, tanto que é uma das chamadas competências do século XXI. Porém, como diz a sabedoria popular, tudo que é demais transborda e o de menos também não ajuda. Ser conhecido como o falastrão, brincalhão, não é necessariamente a melhor competência para um profissional que quer se destacar. Muito menos, por ser aquele que nunca ouviram a voz, nem leram uma resposta de e-mail. Brincadeiras para os intervalos, comunicação objetiva, com discurso organizado, bullets, esquemas e equilíbrio entre muito e pouco, é o caminho.

3. Perder a noção do tempo. Produtividade não é sinônimo de horas trabalhadas e está diretamente ligada à assertividade, priorização de atividades, disciplina e organização. Ter uma jornada muito diferente dos demais funcionários do setor é um erro comum e que desperta atenção, preocupação. O funcionário almejado é o que realiza suas atividades, cumpre suas entregas no prazo e procura manter a jornada de trabalho sem horas extras. Se o caso é de excesso de trabalho, é importante comprovar com dados, relatórios e números a necessidade de um assistente, uma ferramenta ou um fornecedor.

4. Se distanciar e esquecer da oferta final. Grandes empresas possuem tantos departamentos que é comum profissionais de alguns deles esquecerem a fonte de renda principal da empresa. Reclamam em público de produtos e serviços, falam bem de concorrentes, têm desdém pelo consumidor da oferta final. Não é necessário nem explicar este item. Freud explicaria melhor.

5. Não ouvir. Se ouve cada vez menos, literalmente. Há setores onde em bancadas inteiras os funcionários usam fones. Ok, tirando essa constatação tecnológica, ouvir aqui tem o sentido de aceitar ideias, propostas, sugestões, considerações. A velocidade e a emergência das entregas contribuem ainda mais para essa “epidemia da surdez”. Não há tempo para ouvir a equipe, mas há tempo para refazer 3 vezes o mesmo trabalho. Será que se ele fosse fruto de uma apuração maior teria que ser refeito tantas vezes? Quando a gente ouve, novas conexões são despertadas em todos e aí surgem outras e outras e voilà, temos grandes resultados, ideias e descobertas.

Fonte: SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Wanessa

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

7 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

7 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

7 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

8 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

10 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

11 horas ago