Carreira: como pedir aumento de salário sem que isso vire um problema

Ter medo de falar com o chefe pode ser mais comum do que você pode imaginar, e isso acontece em todos os níveis hierárquicos, na carreira de qualquer profissional.

O receio de se posicionar em uma reunião, trazendo opiniões e dúvidas, ou chamar para uma conversa, relacionada a carreira, atravessa de diretores a analistas. E quando o assunto é pedir aumento de salário, então, a conversa se torna ainda mais temerosa por parte dos funcionários.

“Isso não deveria acontecer. Em ambientes profissionais falamos tudo sobre esse universo. Prazos, resultados, oferta de promoção, desafios, aprendizados, críticas. E por que pedir um aumento vira um tabu?”, questiona Jorge Martins, especialista em carreiras e CEO da consultoria Bullseye Executive Search.

Autoavaliação

O especialista pontua que a única questão que o funcionário deve se atentar antes de pedir aumento é fazer uma autocrítica de avaliação de desempenho.

“Se pergunte: eu normalmente cumpro os prazos? Me envolvo em projetos de melhoria de processos? De inovação? Aceito as críticas, tenho inteligência emocional para lidar e viso melhorar? Ao longo dos anos venho me aprimorando na área? Entrego resultados satisfatórios e supero as metas? Se a resposta for sim, por que não conversar para pedir um aumento, caso o que ganha esteja fora da média salarial do mercado?”, aponta.

Leia também: Plano De Carreira Empresarial : O Mapa Para O Sucesso

Jorge adiciona também que antes de chamar para uma conversa é importante fazer uma pesquisa de mercado para ter uma ideia e não pedir nada fora da realidade da empresa.

“Questionamentos feitos, análise de mercado concluída, chame seu chefe para conversar sem medo”.

Ainda segundo Jorge há um tabu, ainda que tenha melhorado ao longo dos anos, em se falar sobre salários com os gestores diretos, além do medo de o pedido de aumento ser interpretado como um sinal de que se quer deixar a organização e, antes que isso aconteça, o profissional ser demitido.

Uma dica também é valer-se de formas mais sutis de pedir aumento como, por exemplo, questionar “de que forma posso agregar mais valor para ser valorizado”. Qual o caminho que devo percorrer para alcançar a posição X ou o salário y? Na realidade, falta comunicação.

Outra dica é, nunca em nenhuma hipótese comece a conversa afirmando que o funcionário x tem a mesma função que você é que ele ganha mais, ou que conforme a pesquisa salarial y, seu salário deveria ser $$.

Você não está envolvido nas decisões de faixas salariais e nem mesmo na avaliação do seu “par” e pode acabar ouvindo uma resposta negativa que encerrará a conversa abruptamente.

Bia Montes

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

23 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago