Celular Seguro já bloqueou mais de 3,8 mil aparelhos em uma semana

Uma semana após o seu lançamento, o programa “Celular Seguro” do Ministério da Justiça e Segurança Pública já resultou no bloqueio de 3.896 aparelhos, sejam eles roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

De acordo com informações fornecidas pelo ministério até a tarde desta terça-feira (26), a ferramenta recebeu 1.658 alertas de usuários vítimas de roubos, 1.154 alertas de furtos, 801 de perdas e 283 por diversos motivos. Somente no último dia 20, foram registradas 1.113 medidas restritivas.

São Paulo lidera as unidades federativas com o maior número de alertas de bloqueio, totalizando 1.011, seguido pelo Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).

Sobre o programa

Lançado em 19 de dezembro, o programa Celular Seguro é uma iniciativa federal de combate ao roubo e furto de aparelhos celulares e aplicativos digitais no país.

Através do site e do aplicativo, as vítimas podem comunicar o crime e solicitar o bloqueio imediato dos aparelhos, aplicativos bancários e novos acessos aos dispositivos.

O ministério também informou que 700.697 pessoas acessaram o aplicativo através da plataforma gov.br, sendo que 513.098 registraram os números das linhas de telefone que desejam bloquear remotamente.

É possível acessar o aplicativo informando apenas o CPF, sem a necessidade de registrar os dados do aparelho.

Leia Também: “Celular Seguro”: Governo Lança Serviço Para Inibir Roubos

Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro pode indicar pessoas de confiança, autorizando-as a efetuar bloqueios em seu nome.

Até o momento, mais de 467.8 mil pessoas de confiança foram cadastradas. O proprietário do aparelho registrado pode bloqueá-lo acessando o site celularseguro.mj.gov.br através de um computador seguro.

Não há limite para o cadastro de números, mas é necessário que estejam vinculados ao CPF para que o bloqueio seja efetivado.

Não há opção de bloqueio temporário. Caso o aparelho seja recuperado, o usuário precisará entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do Projeto Celular Seguro, como bancos e aplicativos, para reativar seus acessos.

Esther Vasconcelos

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