Censo 2022: IBGE oferece 48,5 mil vagas para recenseadores

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está se preparando para o Censo 2022, para isso pretende contratar pessoas  para auxíliar. As vagas são temporárias.

O IBGE divulgou um novo edital com 48.535 vagas para função de recenseador. O resumo do edital foi publicado no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (9). Você terá acesso ao documento completo no site do órgão.

O Censo deveria ter sido realizado em 2020, mas a pandemia de Covid-19 impediu. Em 2021, foi novamente adiado, desta vez a justificativa do governo foi falta de recursos para processeguir com o levantamento. Porém, o STF (Supremo Tribunal Federal) obrigou o governo a separar verba para o ano de 2022, dentro do Orçamento Anual.

Vagas e Inscrições

De acordo com o texto do edital, não haverá uma remuneração fixa. Os valores pagos aos Recenseadoresserão calculados com base na produção, tipo de questionário e outros parârmetros definidos pelo IBGE.

A carga horária foi estipulada em 25 horas semanais. Quem for aprovado no concurso precisará passar por um treinamento obrigatório. A duração do contrato deverá ser de três meses (terá vigor somente durante o levantamento).

As inscrições poderão ser realizadas a partir de 9 d ejunho até 15 de junho de 2022. Os registros só podem ser feitos de forma online, na página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não será preciso pagar nenhuma taxa.

Exigências para o cargo

Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;

Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;

Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores;

Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas;

Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta;

Agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

20 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago