Chamadas
Certidões negativas serão emitidas somente pela internet em 2022
As certidões negativas de débitos (CND) visam comprovar a ausência de débitos em algum dos entes federativos, essas certidões podem servir para diversos objetivos e a partir deste ano, elas serão emitidas somente pela internet.
Desde o dia 1º de janeiro de 2022 as certidões negativas de débitos e as certidões positivas com efeitos de negativa (CPEN) são emitidas somente pela internet, de maneira mais simplificada.
Acompanhe este artigo até o fim e entenda melhor como funciona a emissão dessas certidões pela internet.
As Certidões
A emissão das certidões negativas de débitos e positivas com efeitos de negativa, servem para cumprir os objetivos do contribuinte.
Geralmente, as certidões negativas são solicitadas em casos de empréstimos, negócios empresariais, processos de licitação e diversas outras finalidades.
Uma CND pode comprovar que uma empresa não tem débitos fiscais e tributários com as esferas federal, estadual e municipal.
Podemos concluir que, este é um documento muito importante para as organizações, mas a emissão de uma CND era realizada de diversas formas.
Antes, em alguns locais a Certidão era emitida presencialmente, em outros pela internet, mas isso mudou no começo deste ano, com a Portaria Conjunta RFB / PGFN Nº 103 de 2021 que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2022.
Emissão pela internet
A partir do dia 1º de janeiro a emissão das Certidões Negativas de Débitos será feita somente pela internet, afinal, a portaria citada acima entrará em vigor.
A emissão de certidão para órgãos públicos de qualquer dos Poderes dos estados, do Distrito Federal e dos municípios depende da inexistência de pendências em todos os órgãos do respectivo Poder.
As certidões poderão ser solicitadas e emitidas por meio da Internet, no Portal Regularize da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) ou pelo Portal da Receita Federal.
Se acontecer qualquer problema na emissão da sua CND, o pedido de liberação da certidão e a comprovação da resolução das pendências impeditivas deverão ser protocolados no Portal e-CAC da Receita Federal.
Concluindo
A Portaria Conjunta RFB/PGFN Nº 103/21 revogou os seguintes dispositivos da Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 1.751 de 2 de outubro de 2014:
- I – o § 3º do art. 12;
- II – os §§ 3º ao 7º do art. 13.
Essa medida tornará a emissão dessas certidões negativas mais simples, trazendo mais facilidade para as empresas.
Se você quer mais informações sobre a nova portaria conjunta e emissão de CNDs pela internet, clique aqui.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade14 horas ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios1 dia ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
INSS1 dia ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
Receita Federal16 horas ago
Entrega da DITR 2025 soma 5,9 milhões de declarações, aponta Receita