Chamadas
CFC: veja como se inscrever para a segunda edição do Exame de Suficiência
As inscrições para o Exame de Suficiência de 2021, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), já estão abertas. Essa é a segunda edição realizada em 2021. Segundo o edital, a prova será aplicada no dia 24 de outubro.
O Exame de Suficiência tem como objetivo garantir o registro na categoria Contador, tendo sido criado em 2000. Com a sanção da Lei Federal 12.249 em 2010, o exame foi regulamentado como a condição de obter o registro no conselho de classe. Diante disso, veja a seguir como efetuar sua inscrição.
Quem pode fazer o exame?
O exame de suficiência pode ser prestado por bacharéis e estudantes que estão no último ano letivo do curso de Ciências Contábeis. Além disso, também é permitido que o portador de diploma estrangeiro faça o exame, desde que, na data de inscrição para o Exame, já tenha sido revalidado.
Vale ressaltar que, não participam do exame os profissionais que possuam registro, que esteja ativo ou baixado junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade. O mesmo vale para aqueles que já possuam aprovação em edições anteriores.
Como fazer a inscrição?
As inscrições tiveram início nesta terça-feira, se estendem até o dia 23 de setembro. Diante disso, os interessados devem acessar o site da banca Consulplan (Consultoria e Planejamento em Administração), que ficará responsável pelo exame.
Depois, basta emitir a taxa que é de R$70,00. Após o pagamento, a Consulplan fará a confirmação da inscrição. Vale ressaltar que não é aceito pagamento efetuado mediante PIX, depósito em caixa eletrônico, via postal, correio eletrônico, cartão de crédito, transferência ou depósito em conta corrente.
Estão isentos dessa taxa as pessoas que estiverem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda. Nesta edição, é preciso que o interessado em receber a isenção faça a solicitação até a próxima quinta-feira, 26 de agosto.
Quando será o exame?
A prova objetiva será aplicada no dia 24 de outubro, das 10h às 14h. Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados no dia 18 de outubro. Por isso, fique atento aos comunicados divulgados nos sites da Consulplan e do CFC.
Desta forma, o candidato que obtiver a aprovação poderá emitir sua certidão de aprovação através de link específico que será informado pelo CFC e a Consulplan. O acesso será feito através do CPF e de senha. Outra opção é solicitar o documento de forma presencial nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep