Cidadão tem bilhões para receber dos bancos e não sabem

O cidadão pode ter bilhões para receber de bancos e não sabem. Mas agora será possível graças a uma ferramenta para consulta criada pelo Banco Central (BC) que facilitará as pessoas a ter acesso a esse tipo de informação. No entanto, o BC não estava preparado para o número gigantesco de pessoas que resolveram acessar o site que levou a instituição a tirar o sistema do ar temporariamente.

Enquanto você não pode voltar a acessar a ferramenta, o Banco Central está permitindo que seja possível através do site, fazer um cadastro para que a pessoa possa ter acesso a essas informações. A consulta pode ser feita através do sistema que o BC chama de Registrado, que libera uma série de informações sobre movimentações financeiras de todos os brasileiros.

Segundo informações da instituição, após um levantamento realizado em junho do ano passado, existem R$ 8 bilhões disponíveis para serem retirados. O BC numa primeira fase vai liberar R$ 3,9 bilhões para 28 milhões de brasileiros ou empresas.

Para fazer a consulta é preciso acessar o site do Registrato, ou do Banco Central do Brasil, na internet; e, se há algum valor para ser recebido, há duas formas de resgatar: 

diretamente no PIX, caso a instituição tenha aderido ao sistema Registrato; 

ou por meio de transferência ou pagamento, com dados informados no sistema, pela pessoa que vai receber.

Neste caso, você deve acessar a página do Banco Central, seção Minha Vida Financeira. Depois clique na subseção Valores a Receber.

No final da página, clique em Consulta ao Relatório Valores a Receber

Depois, clique em “Iniciar consulta”, será necessário informar o número do seu CPF. Depois da verificação digital, o sistema irá localizar se você tem direito ou não de receber valores que estão em contas bancárias esquecidas. Se o sistema disser que você não tem direito, não adianta continuar com o procedimento. 

Para quem não está familiarizado com siglas bancárias, saiba que SVR (Sistema de Informações de Valores a Receber) é a maneira que você tem de consultar possíveis valores esquecidos em contas bancárias encerradas, parcelas de empréstimos ou recursos não procurados de grupos de consórcio, etc.

Por enquanto ao acessar o site para ter acesso a informações você receberá essa mensagem do BC:

“O lançamento do Sistema Valores a Receber (SVR) gerou demanda de acessos muito acima da esperada, o que provocou instabilidade em sua página e também nos sites do BC, do Registrato e Minha Vida Financeira. Para estabilizar esses sites, o BC suspendeu temporariamente o acesso ao SVR”.

“Estamos trabalhando para que o funcionamento dos sites seja normalizado o mais breve possível e também para o retorno do SVR. Manteremos o público informado quanto a esses desenvolvimentos e pedimos desculpas pelo transtorno”.

Jorge Roberto Wrigt

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

16 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

18 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

19 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

20 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

21 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

22 horas ago